Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Tipos de Vinhos

10 ago 2016 às 14:02
vinho branco rose e tinto -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tipos de Vinhos

Conversando com um rapaz na seção de vinhos em um supermercado, notei que ele estava um pouco perdido diante de tantas opções, me ofereci para ajudar. ele disse que iria a um jantar entre amigos, e cada um levaria seu vinho. Mas confessou que não entendia nada sobre o assunto, e me perguntou: "qual eu deveria comprar?" Bem,comentei que iria depender do gosto das pessoas. na duvida perguntei o que teria para o jantar. Ele disse: "uma entrada (queijos e petiscos), no prato principal uma massa de molho vermelho, contou até de um bolo para sobremesa.
Então sugeri um espumante ou vinho branco para iniciar, e para acompanhar a massa de molho vermelho, um tinto. Para sobremesa poderia ser um espumante demi-sec ou Moscatel, ou ainda outras opções de brancos doces. Percebi que ele gostou das sugestões. E já inicia as perguntas que muitos fazem: "quantos tipos de vinho existem? E qual, ou quais devemos beber, quando e como?"
Comentei que os tipos de vinhos são basicamente três: os brancos, os rosés e os tintos. Os espumantes (em sua maioria brancos e rosés).

Cadastre-se em nossa newsletter

vinho branco rose e tinto
vinho branco rose e tinto

Entre os vinhos brancos: os bem leves, os de média intensidade, e os estruturados. Os rosés variando desde os mais leves aos mais encorpados. Nos tintos encontramos vinhos bem leves (frescos e frutados), os tintos de médio corpo até os encorpados e os tintos cheios e potentes .
Há ainda os vinhos de sobremesa, (normalmente doces), os ácidos (secos e fortificados) e os escuros (doces fortificados).
Na empolgação ele já perguntava os detalhes de cada um, dizia que estava interessado no assunto, e queria conhecer todos. Contei a ele que seria impossível mencionar cada estilo, dado a complexidade e existência de tantos detalhes, naquele momento, mas é possível ter uma ideia sobre o assunto.
Inciando nos espumantes (brancos e rosés), há muitos exemplares, todos produzidos em duas fermentações, a inicial (que se obtém o vinho normal) e depois, com a adição do licor de expedição é provocada a segunda fermentação.
Champagne Blanc
Champagne Blanc

Normalmente feitos em grandes recipientes (cubas) de aço inox (este é chamado o Método Charmat) são espumantes mais simples, mas podem ser bem interessantes.
O Método tradicional, feito na própria garrafa (também chamado Método clássico) é bem mais trabalhoso, pois é necessário "girar" as garrafas e aguardar maior tempo em contato com as leveduras residuais do final da fermentação. Alguns exemplos: Champagne (França), Cava (Espanha), Prosseco ou Franciacorta (Itália), Sekt (Alemanha) ou Método Clássico (novo mundo)
Champagne Rosé
Champagne Rosé

A expectativa ao degustar um espumante é de uma boa "perlage"(observação das finas bolhas subindo pela taça), e a satisfação do frescor proporcionado pela efervecência, tanto no olfato quanto no paladar.
Champagne Blanc
Champagne Blanc

O corte clássico dos espumantes é da Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, mas há muitos varietais utilizados para se fazer um espumante. Os grandes espumantes proporcionam aromas e sabores que lembram torrada e nozes.

Dica : Que tal presentear os Pais com um vinho ? nada mais oportuno que um bom vinho para harmonizar com o almoço festivo , escolha um que ele mais gosta.
Desejo a todos um feliz dia dos Pais !!!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade