Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Um Brinde à Saúde !

07 out 2016 às 15:12
Universidade da Borgonha -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um brinde à Saúde !

Existe uma crença popular que diz "o vinho faz bem à saúde". Coisas que nossos avós já diziam, vindas da cultura européia que se difundiu no Brasil. Mas qual é a verdade sobre estes benefícios? Estudos revelam que os vinhos tintos possuem compostos fenólicos, que combatem o colesterol, e fazem bem à saúde.Em uma das mais prestigiosas regiões produtoras: a Borgonha, percebi que as vinhas se desenvolvem no solo muito propício, mas Bruno Clevalier, icônico vignerron na região, contou que em certas épocas do ano, enfrentam um ambiente difícil: tempo frio, nublado e úmido, favorecendo o ataque de fungos. Para se proteger, as vinhas produzem substâncias chamadas de polifenóis que matam estes fungos.

Cadastre-se em nossa newsletter

vinhas em nevoeiro
vinhas em nevoeiro
Essas substâncias se acumulam nas cascas das uvas, e são liberadas durante o processo de fermentação na fabricação do vinho. E depois continuam nas uvas que vão fazer o vinho, onde vão nos proteger contra as doenças. Por isso é melhor beber o vinho do que sucos de uva ou comer a fruta.
compostos fenólicos
compostos fenólicos
Um dos componentes dos polifenóis é o resveratrol (que está contido nos taninos dos vinhos). Dessa forma ganharam fama ao serem associados ao aumento da expectativa de vida.
Ele diz que em pesquisas na Universidade da Borgonha, em Dijon,
Universidade da Borgonha
Universidade da Borgonha
cientistas se dedicam à descoberta de componentes na luta contra o câncer. Particularmente nos componentes do vinho, a pesquisa busca novas armas contra o câncer.
pesquisas científicas
pesquisas científicas
Ganhadores de prêmios, estes cientistas franceses descobriram que o uso de uma molécula sintética, similar ao resveratrol, tornou o tratamento da quimioterapia mais eficiente no combate ao câncer. Os resultados são ótimos, demonstram que a quimioterapia com a ajuda do vinho é mais eficiente. O resveratrol impede as células cancerígenas em sua reprodução, e ajudam as células normais em sua proteção natural, promovendo o sistema imunológico, como se abrisse uma porta para a quimioterapia atuar.
Pinot Noir
Pinot Noir
Bruno comenta ainda que a cepa Pinot Noir possui poderosos polifenóis, mas não bem conhecidos. E justamente a sinergia destes diferentes polifenóis possibilita a eficiência em nossa saúde. Mas adverte que devem ser consumidos com parcimônia. Perguntei qual seria a dose diária saudável, ele diz que o ideal é não passar de 300ml diários para homens, e um pouco menos para as mulheres. Sugere ainda que devem ser consumidos nas refeições, de preferência confraternizando com amigos ou familiares.
um brinde à saúde !
um brinde à saúde !

Um brinde à saúde, com bons vinhos!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade