Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Vinhos Brancos

17 ago 2016 às 01:37
vinho branco & frutos do mar -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Vinhos Brancos


No que se refere aos brancos, é possível ter uma ideia ao citar alguns vinhos característicos em suas regiões, pois a variedade e exemplares presentes no mercado são inúmeras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Nos brancos leves, observamos cores pálidas, esverdeadas, e o tom palha do amarelo claro. Os aromas lembram frutas como maçã verde, maracujá e até vegetais. São vinhos leves, de aromas frutados, refrescantes, e ácidos (lembram frutas cítricas). A madeira não acrescenta muito neste tipo de vinho, e bons produtores os mantém bem leves. Exemplos: Riesling (Alemanha), Pinot Grigio (Italia), Muscadet (Loire), Vinho Verde (Portugal), Verdello (Espanha) e outros.
vinho branco e frutas
vinho branco e frutas
Brancos aromáticos ou florais (secos a meio doces): podem ter cor marcante, mas é no olfato que se percebe suas qualidades. As lembranças vão desde o mel, defumados, e frutas mais marcantes como pêssego, lichia, e até amêndoas. Exemplos: Gewürstraminer, Pinot Gris, Riesling (Alsacia) , Grüner Veltliner (Austria), Albarinho (Espanha), Assyrtico (Grécia)
vinho branco & camarão
vinho branco & camarão
.
Brancos de médio corpo (ácidos e minerais) no nariz é mais suave, mas na boca é notável (mineral) e combina muito bem com a gastronomia. Lembram amêndoas, frutas cítricas, o aroma do sílex (pedras que produzem faísca) e lima. Os vinhos ácidos vão bem numa breve passagem pelo carvalho, mas os minerais não. neste grupo de percebe grande complexidade, principalmente nos vinhos da Borgonha. Exemplos: Chablis, Borgonha, Bordeaux, Sancerre (França) Sauvignon Blanc (Nova Zelândia), Chenin Blanc (África do Sul) e etc.
vinho branco  & salada
vinho branco & salada

Brancos estruturados (sabores mais intensos) cheios e potentes, sempre dourados, mostrando bela aparência, sente se aromas e sabores amanteigados, e mel, frutas tropicais. No paladar uma bela cremosidade, boa estrutura sempre mais alcoólicos, pela sua origem de áreas mais quentes e secas, mas com bela acidez na estrutura. Vão muito bem no carvalho, mas é necessário cuidado pelo excesso, e maturam muito bem na adega. Exemplos: Chardonnay (Chile, Califórnia, Austrália) Marsanne e Viognier (Austrália), Condrieu, Côte Rotie, Hermitage e grande parte dos Rhone Blanc (França), Torrontés (Argentina).
vinho branco & comida oriental
vinho branco & comida oriental

Harmonização: o detalhe mais interessante é que o vinho branco possui uma grande versatilidade, pode acompanhar a maior parte dos pratos da gastronomia contemporânea. Exemplos: frutas in natura (tangerina, maçã,pera,etc.) ; frutas secas em geral,nozes, castanhas, avelãs, amêndoas) ; vegetais(pickles, aspargos,endívias,etc.); sopas e cremes; grande leque de queijos; aves, peixes e frutos do mar; cortes suínos, culinária oriental, massas e muitos outras opções.
vinho branco & massa de molho branco
vinho branco & massa de molho branco


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade