Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Vinhos Rosés

23 ago 2016 às 19:26
Vinhos Rosé 2 -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Vinhos Rosés

Há indícios de que os vinhos rosés já estavam presentes na antiguidade (cultura greco-romana). Entre os primeiros vinhos feitos pelo homem, simplesmente pelo fato do breve tempo, do contato do mosto com as cascas das uvas tintas. A Provence se tornou referência neste tipo de vinho, pois foi a primeira província romana fora da península itálica, e desenvolveu brilhantemente o vinho rosé como conhecemos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Vinho Rosé 6
Vinho Rosé 6
Geralmente feitos com uvas tintas, o processo consiste em deixar o mosto em contato com as cascas das uvas por poucas horas, suficiente para pegar a coloração "rosada" e obviamente o benefício dos seus aromas. Mas é necessário pleno conhecimento para chegar à grande qualidade. A variação é muito tênue, devido ao clima que exerce influência no ponto de maturação das uvas em cada safra.
Vinho Rosé 8
Vinho Rosé 8
A variação na cor pode ser da mais clara (uma cor rosa bem clarinha, como o Zinfandel da Califórnia), até o vermelho opaco (o Grenache da Australia), mas, tradicionalmente os rosés da Provence são os mais famosos pelo equilíbrio que atingem. Seu belíssimo visual, elegantes aromas, vinhos que são muito leves e refrescantes no paladar, devem ser degustados gelados, são ótimas opções para consumo nas estações quentes do ano.
vinho Rosé 7
vinho Rosé 7
Vale mencionar que os pigmentos naturais que dão a cor ao vinho estão todos concentrados na casca(pele) das uvas. A cor do vinho rosé dependerá, portanto, da duração (tempo) e da temperatura no contato que é deixado nas cubas, entre o suco de uva, quase incolor, e da casca (tempo de maceração). Em sua produção, o rosé é provavelmente o vinho mais delicado para se chegar ao equilíbrio.

Os grandes "vignerons" comentam que o segredo desta harmonia (ponto entre: cor, aroma e refrescância) está no tempo da breve maceração: "nem mais, nem menos, para se obter o ponto ideal, a cada safra é necessário talento e experiência".

Vinhos Rosé 2
Vinhos Rosé 2
Exemplos: Rosé da Provence, Loire, Lirac e Tavel (França) , Grenache (Espanha) Zinfandel (Califórnia) Argentina e Chile, também produzem belos exemplares.
Vinho Rosé 5
Vinho Rosé 5
Harmonização
Os vinhos rosés são fáceis de se harmonizar. Desde as refeições mais simples, podem acompanhar muitos tipos de pratos leves e frescos, desde a entrada até a sobremesa. Se casam muito bem com diferentes gastronomias. (Mediterrânea, oriental, etc.)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade