Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Acessibilidade

Cadeiras especiais ajudam pessoas com dificuldades de locomoção a curtir a Ilha do Mel

Redação Bonde com AEN
12 jan 2024 às 16:40
- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Governo do Estado oferece cadeira anfíbias que podem ser usadas tanto no mar quanto na areia para os veranistas com dificuldades de locomoção que visitam a Ilha do Mel, no Litoral do Paraná. Com os equipamentos, disponibilizados pelo IAT (Instituto Água e Terra), pessoas com deficiências e idosos podem aproveitar as várias atrações que a ilha oferece.


São quatro cadeiras, que têm as rodas mais grossas que o normal, feitas com material próprio para o uso na praia. Duas delas ficam à disposição dos veranistas na praia de Encantadas e outras duas em Nova Brasília. Podem utilizar as cadeiras todas as pessoas asseguradas pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). As reservas devem ser feitas antecipadamente pelo número (41) 99554-0313.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O serviço, que é oferecido desde 2020 pelo IAT, fica disponível para o público ao longo de todo o ano, mas a procura se intensifica durante a temporada de verão. Desde o início da estação, 23 pessoas já utilizaram as cadeiras da Ilha do Mel.

Leia mais:

Imagem de destaque

Porto Alegre: aeroporto permanece fechado por tempo indeterminado

Imagem de destaque
Recuperação do setor

Dia das Mães: bares e restaurantes esperam aumento de 20% nas vendas

Imagem de destaque
Redução no valor

Um pouco mais em conta, nova tarifa do transporte intermunicipal já está em vigor

Imagem de destaque
Estava em Manaus

Bolsonaro é transferido para São Paulo para tratar erisipela e obstrução intestinal


Uma destas pessoas é Valentina Seluchinesk, de 12 anos. Ela tem dificuldades de locomoção e equilíbrio por conta de uma síndrome. Com as cadeiras disponíveis na Ilha do Mel, ela pode aproveitar o mar e passear pelas trilhas do local.

Publicidade


“Sempre quis trazer minhas crianças para cá, mas ficava pensando na mobilidade. A Valentina usa cadeira de rodas, mas os equipamentos tradicionais não têm condições de andar na areia. O equipamento que encontramos aqui foi fundamental para que pudéssemos curtir o passeio”, afirmou a bancária Flaviane Lylo Cordeiro Seluchinesk, mãe de Valentina.


Ela disse que fez uma pesquisa dos destinos que tinham condições para dar acessibilidade aos turistas e descobriu o serviço oferecido na Ilha do Mel. “Eu fiquei muito feliz quando o pessoal do IAT disse que a cadeira estava à nossa disposição”, completou.

Publicidade


De acordo com a mãe da menina, outro diferencial do serviço é a possibilidade de ficar com o equipamento ao longo de toda a estada da família na ilha. “É muito bom e ajudou muito ela a vivenciar esta experiência”, disse Flaviane.


O equipamento também ajudou o advogado Marcos Felipe Negoseki, de Curitiba, a curtir a tarde em família na Ilha do Mel. Isso porque a avó dele, que tem 86 anos e apresenta dificuldades de locomoção, pode usar uma das cadeiras disponíveis para acompanhar os netos e bisnetos na praia. 

Publicidade


"Como ela tem essa dificuldade, nós fizemos uma pesquisa de qual local teria acessibilidade para ela e descobrimos este serviço. Em geral, acabamos sempre nos locomovendo com o carro, para que ela possa nos acompanhar, mas aqui a cadeira acabou nos ajudando bastante", afirmou.


Outras praias

Publicidade

As Cadeiras Anfíbias estão disponíveis também em outras praias do Paraná por meio do programa Praia Acessível, da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família. Apenas nesta temporada mais de 100 pessoas já usaram o equipamento.


No Litoral, o Estado oferece cadeiras na Praia do Cristo, em Guaratuba, no balneário de Caiobá, em Matinhos, e nas praias de Ipanema, Shangrilá e Praia de Leste, em Pontal do Paraná. No Oeste, os equipamentos estão disponíveis no Balneário Jacutinga, em Itaipulândia, e Balneário Municipal, em Santa Helena.


As cadeiras anfíbias são equipadas com cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Os equipamentos são feitos de material leve para flutuar na água.


A altura adicional das cadeiras permite que os usuários ingressem no mar ou rios com segurança, mesmo em profundidades consideráveis. Profissionais qualificados orientam o uso, explicando a maneira correta de conduzir pessoas com deficiência até a cadeira e oferecendo suporte durante sua utilização.


Imagem
Verão sem sustos: veja sete dicas dos Bombeiros para aproveitar a temporada
O período de verão, que coincide com as férias escolares, leva muitas famílias para o Litoral e para locais em que é possível se refrescar em águas de rios e cachoeiras - como as prainhas no Interior.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade