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Pesquisa do Sebrae

Cerca de 100% dos turistas que visitam Londrina indicariam a cidade para outras pessoas

Redação Bonde com N.Com
05 mar 2024 às 16:00

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- Josiel Aparecido/Portal Bonde
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O levantamento da Sondagem de Mercado de Turismo, elaborada pelo Sebrae/PR, em parceria com a Governança de Turismo, aponta que Londrina recebe visitantes do Brasil e do exterior durante o ano todo, não apenas para a participação em grandes eventos. E a taxa de ocupação da rede hoteleira está acima de 70%. Os dados foram divulgados na semana passada.


O estudo levantou informações com 309 visitantes, excluindo cidades da região metropolitana, como Cambé, Rolândia e Ibiporã. Quase 50% deles têm entre 20 e 39 anos, ou seja, a cidade recebe um público predominantemente jovem e escolarizado, sendo 36,5% com Ensino Superior e 14,8% com Pós-graduação. Do total, 49% vêm de municípios paranaenses. Os dados foram importantes para chegar ao perfil do turista que visita Londrina. O estudo completo pode ser acessado no site Londrina Turismo (clique aqui).

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A pesquisa mostra, que, no período de janeiro a setembro de 2023, passaram pela cidade 88 visitantes internacionais de 24 países diferentes, de acordo com registros de visitantes feito pelo Museu Histórico de Londrina.

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A maioria dos turistas que participaram do levantamento (20,44%) esteve na cidade para visitar amigos e familiares, passar férias (18,24%), a trabalho e negócios (12,67%) e participar de eventos (11,66%). Também se destacam a busca por cursos e qualificação profissional, tratamentos de saúde, passeios culturais e históricos, gastronomia local e passeios na natureza.

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Dentre as pessoas que vieram motivadas por visitar familiares e amigos, apenas 14% relataram que este foi o único motivador da visita. As outras 86% relacionaram a viagem com o lazer e o descanso, para conhecer a gastronomia local, participação em eventos e negócios ou por motivos de saúde.


Pontos turísticos mais visitados

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Entre os principais pontos turísticos citados na Sondagem aparecem, em primeiro lugar, o Lago Igapó, seguido do Calçadão de Londrina, Catuaí Shopping, Boulevard Shopping, Catedral, Museu Histórico, Jardim Botânico, Estádio do Café, Museu do Café, Autódromo Internacional, Rota do Café e Ambientes de Inovação. Cerca de 20% dos visitantes ouvidos informou ter gastado, em média, R$ 450,00 por dia, e 99,6% dos respondentes indicariam a cidade.


A presidente do Visite Londrina Convention Bureau, Hérika Galli, salientou que o turismo tem se fortalecido cada vez mais na cidade, e que a população vem se conscientizando de que o setor turístico gera renda, empregos e desenvolvimento.

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“A divulgação do levantamento é muito importante, pois ela ajuda a mostrar ao público informações que, anteriormente, nós só tínhamos internamente”, disse.


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Aumento da taxa de ocupação da rede hoteleira

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A presidente do Visite Londrina Convention Bureau frisou, também, que a taxa de ocupação dos hotéis de Londrina tem vivenciado um aumento expressivo. Se, em 2022, 50% dos hotéis tiveram a taxa de ocupação entre 50%-60%, e 40% dos estabelecimentos tiveram a taxa de ocupação entre 70%-80%, no ano passado, 93,8% dos hotéis apresentaram taxa de ocupação superior a 70%.


De acordo com a diretora de Turismo da Codel, Tatiana Porto, o objetivo da administração municipal é melhorar cada vez mais a experiência dos turistas que vêm a Londrina. “Queremos que essa pessoa se hospede, aprecie nossa gastronomia e nossos atrativos turísticos. Por isso, o resultado dessa pesquisa é fundamental para termos um norte, para moldar políticas que atendam às demandas dos visitantes, realizar um planejamento urbano eficiente e planejar estratégias para o turismo”, concluiu.

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Revitalização do Parque Arthur Thomas pretende fortalecer ainda mais o turismo


Ainda segundo Galli, diversas ações têm contribuído para o desenvolvimento do setor de turismo londrinense. “Após a pandemia, graças ao trabalho conjunto do setor privado e dos órgãos públicos, a cidade conseguiu resgatar os eventos, e tem muitos deles acontecendo. Para o futuro próximo, teremos medidas como a ampliação do Aeroporto de Londrina e a revitalização do Parque Arthur Thomas – marco do aniversário de 90 anos da cidade –, entre outras. Londrina tem muito potencial para o turismo, e gradualmente a população está se dando conta disso”, afirmou.

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Conforme o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, esse levantamento é muito importante, pois consiste em um instrumento que embasará políticas públicas voltadas a estimular a vinda de mais visitantes para Londrina. Canziani destacou que os dados também contribuirão para o desenvolvimento do Planejamento de Turismo de Londrina, que está próximo da conclusão.


“Esse planejamento é um conjunto de ações que estamos elaborando, juntamente com o ecossistema do Turismo, para fortalecer cada vez mais o turismo na nossa cidade. Temos questões como o turismo de eventos, a ampliação dos espaços para eventos, novos voos para Londrina e o fortalecimento do turismo rural. A previsão é que esse documento seja entregue em abril, e ele vai contribuir muito para que a gente possa consolidar, cada vez mais, o turismo na nossa cidade”, salientou.


MEI e microempresas 


De acordo com o levantamento, Londrina concentra 48.244 empresas no setor de turismo, sendo que 88% delas são formadas por microempreendedores individuais (MEI) e microempresas (ME). São meios de hospedagem, serviços de alimentação, locadora de veículos, agências de viagens, organizadores de eventos, transportadoras turísticas, centros de convenções e prestadores de serviços de infraestrutura de apoio para eventos.


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