O movimento crescente de inovação, com a virtualização da construção civil, metaverso, Internet das Coisas (IoT) e como isso se refletirá no futuro do setor, são temas escolhidos para a 4ª Construtech Week. O evento híbrido será em Londrina, no Aurora Shopping, entre os dias 25 e 26 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://evento.icon.org.br/construtech.
“A Construtech Week 2022 vai ser um evento transformador. Os profissionais devem vir com uma mentalidade e sair com outra, porque vão encontrar um ambiente de inovação, com painéis posicionados estrategicamente e todos os temas abordam a inovação na construção civil e o que vem pelo futuro. É um convite para profissionais e empresas repensarem as ações em médio e longo prazo” enfatiza o presidente da Governança de Inovação na Construção Civil do Norte do Paraná (Icon), Murillo Braghin.
O evento contará com palestrantes de empresas nacionais e internacionais, como Nokia, Tecverde e Smart Sky Tech Hub, e destacará também empreendedores e empresas da região que são inspiração para o mercado. Executivos de grandes construtoras, como A. Yoshii e Plaenge, vão compartilhar experiências na adoção de tecnologias nos empreendimentos.
Leia mais:
Acusado de assassinar youtuber no Paraná é condenado a 14 anos de prisão
Homem é detido após comprar em mocó roupas furtadas de loja em Londrina
Banca Rodeio está há mais de 50 anos em Londrina
No Encontros Folha, reitor da UEPG comenta papel das universidades em formar mão de obra à Indústria 4.0
“Além do papel informativo e de atualização profissional, a Construtech desempenha uma importante função ao despertar cada vez mais o mercado da construção civil para a inovação. A cada ano, nós observamos que o evento auxilia a pautar temas que serão essenciais para a saúde e a competitividade das empresas do setor, no futuro”, ressalta Sandro Nobrega, presidente do Sinduscon Paraná Norte, entidade que representa a indústria da construção civil na região.
No Ciclo de Palestras do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), que ocorre nos dois dias do evento, no período noturno, os temas escolhidos são “A virtualização da construção, além do BIM” e o “Mercado pós-pandemia”, que aborda as transformações profundas e permanentes causadas pela crise sanitária. Docentes das universidades do Texas e da Califórnia estão entre os palestrantes.
“O Ciclo de Palestras complementa toda a programação da Construtech Week. Nesta ocasião, iremos apresentar temas como a captura da realidade no seu workflow através do BIM [sigla em inglês que significa modelagem de informação da construção]. Além disso, vamos tratar da aplicação do BIM na construção de grandes edifícios, pesquisas de realidades virtuais e automação da construção. Também vamos falar dos novos paradigmas decorrentes da revolução da informação, com o caso de construção na Lua. Um tema muito interessante e que não está muito longe de acontecer”, comenta o presidente do CEAL, Decarlos Manfrin.
Rodada de negócios e ideathon
Além dos painéis no palco principal, a Construtech Week traz atrações paralelas, como a rodada de negócios. No ano passado, a geração de negócios apenas durante os dias do evento foi de R$ 1,4 milhão.
“Nesta dinâmica, temos as construtoras, que chamamos de âncoras ou compradores. São dez compradores, não só de Londrina, mas de todo o Estado. Durante a ação, cerca de 40 fornecedores irão rodar as mesas oferecendo seus produtos e serviços. O objetivo é aumentar o networking da cadeia da construção civil, construtoras, compradores e fornecedores, além de facilitar o acesso de pequenas empresas e startups da cidade aos grandes compradores”, explica o consultor do Sebrae/PR, Rubens Negrão.
A presença de sete startups do Construhub do Sinduscon compõe uma exposição fixa em que os empreendedores terão a oportunidade de apresentar as tecnologias incubadas aos investidores.
A maratona do ideathon, que substitui o hackathon, durará os dois dias do evento e visa a proposição de ideais de soluções para a construção civil baseadas nas dores apresentadas pelos próprios participantes do evento.
A Construtech Week 2022 é uma realização do Icon, Sinduscon, Sebrae/PR e Ceal. Conta com patrocínio do Senai, Crea-PR, Mútua-PR e das empresas A. Yoshii, Plaenge, Yticon e Vanguard.