Quem é MEI (microempreendedor individuaI) tem até esta quinta-feira (30) para acertar as contas com o Leão, data que encerra o prazo de entrega da Dasn-MEI (declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual).
A Dasn-MEI precisa ser entregue mesmo se a pessoa enviou a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, cujo prazo terminou em 31 de maio. Deve entregar quem atuou como MEI em qualquer período de 2021. Já quem se tornou microempreendedor individual em 2022 só deve preencher a declaração em 2023.
Se o profissional autônomo esteja encerrando as atividades como MEI, ainda assim deve enviar o documento. Nesse caso, é preciso escolher a opção declaração especial. A Dasn-MEI está disponível na página do Simples Nacional na internet.
Leia mais:
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
O MEI deve informar a receita bruta total obtida com a atividade em 2021. O microempreendedor que estava ativo, porém, não faturou no ano passado, deve preencher o valor R$ 0,00 e concluir a declaração. Se contratou empregado em 2021, precisa marcar sim no campo que aparece no formulário.
Quem preenche o Relatório Mensal de Receitas Brutas tem o trabalho facilitado. Somente é necessário os valores de cada mês e informar na declaração.
Mesmo que não seja entregue a nenhum órgão público, o Relatório Mensal de Receitas Brutas precisa ser preenchido até o dia 20 do mês seguinte às vendas ou à prestação de serviços. O documento deve ser arquivado por pelo menos cinco anos, junto com as notas fiscais de compra e venda.
Quem não preencheu o relatório mensal pode apurar a receita bruta do ano anterior por meio da soma das notas fiscais. Entretanto, vai ter mais trabalho do que quem inseriu os números no relatório mês a mês.