A Receita Federal paga nesta quinta-feira (30) as restituições do segundo lote do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) 2022. O lote ainda contempla restituições de anos anteriores.
No total, 4.250.448 contribuintes vão receber R$ 6,3 bilhões. Desse montante, 2.776.808 são contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 19 de março deste ano.
Os demais têm prioridade legal, dos quais 87.401 idosos acima de 80 anos; de 60 a 79 anos; 48.913 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 661.831 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Leia mais:
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
Previsto inicialmente para encerrar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio para diminuir os efeitos da pandemia de Covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Mesmo com o adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
Como consultar
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e em Consultar Restituição. Ainda pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Quem não estiver na lista pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. No caso, o contribuinte deverá entrar na página do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita) e verificar se há inconsistências de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A restituição permanece disponível no banco durante um ano. Se o valor não for creditado, o contribuinte pode contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.