O Facebook perdeu milhões de usuários nos últimos meses em países desenvolvidos. Pelo menos segundo estatísticas independentes citadas pelo The Guardian. As informações são Portal Terra.
Os dados aparecem em um momento em que a maior rede social do mundo se prepara para anunciar os resultados do primeiro trimestre na quarta-feira, com o mercado esperando crescimento de 36% na receita, de US$ 1,06 bilhão para US$ 1,44 bilhão.
No mês passado, nos Estados Unidos, o Facebook registrou 6 milhões a menos de visitas, de acordo com a SocialBakers, ou cerca de 4%. No Reino Unido, foi 1,4 milhão a menos, ou 4,5%. E a queda é uma tendência: nos últimos seis meses, a média a cada 30 dias foi de 9 milhões a menos de visitas no site americano e 2 milhões a menos no britânico.
Leia mais:
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Canadá, Espanha, França, Alemanha e Japão, países em que o Facebook tem alta penetração, também apresentaram menos visitantes nos meses recentes. Um porta-voz da rede social se recusou a comentar o tema, diz o jornal britânico.
Redes sociais alternativas, como o Instagram - adquirida pelo Facebook -, têm conquistado a simpatia de usuários mais novos. A Path, fundada pelo ex-Facebook Dave Morin e voltada a usuários de dispositivos móveis, ganhou um milhão de usuários na primeira semana e hoje já some 9 milhões. Só entre os venezuelanos foram 500 mil downloads do app em sete dias. A rede só permite 150 amigos.
Mas o Facebook continua crescendo em alguns mercados, como o Brasil, onde o número de visitas cresceu 6% no último mês, chegando a 70 milhões. Na índia, a alta foi de 4%, para 64 milhões. (com informações do Portal Terra)