O game Sweet Meat, disponível para smartphones nos sistemas Android e iOS, combina o estilo casual do gênero "infinite runner" (corrida com obstáculos) e uma interação social inovadora: os jogadores influenciam o desempenho dos adversários por meio de Tweets.
No game, que traz personagens divertidos e comandos simples, o jogador precisa correr e vencer ameaças como motosserras, campos minados, unicórnios, galinhas em chamas e outros perigos - armadilhas que podem ser enviadas por adversários via Twitter.
Para jogar Sweet Meat, disponível em português e mais cinco idiomas (espanhol, inglês, francês, alemão e italiano), basta baixar o aplicativo. O envio de obstáculos aos competidores, porém, é possível somente via Twitter. Basta publicar um Tweet com a hashtag do game (#SweetMeatRunner) juntamente com a hashtag de uma ameaça, como #chickenstorm, por exemplo, que faz com que uma chuva de galinhas apareça no caminho de todos aqueles que estiverem jogando no momento. As opções de armadilhas podem ser visualizadas em um menu que aparece no início ou na pausa do jogo.
Leia mais:
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
É possível ainda enviar um obstáculo a um amigo ou jogador específico mencionando o seu nome de usuário do Twitter juntamente com as hashtags do game e da armadilha escolhida. Se a pessoa não estiver jogando no momento, o obstáculo vai aparecer na próxima vez em que ela jogar.
Criado pelo OneEyeAnt, estúdio de games com base na Argentina, Sweet Meat foi desenvolvido via Unity, uma das mais populares plataformas de desenvolvimento de games do mundo. A interatividade do jogo por meio do Twitter tornou-se possível graças a uma integração do Unity com o Fabric, plataforma modular móvel do Twitter utilizada por empresas e desenvolvedores para a criação de aplicativos.
"A integração de games com o Twitter permite aproveitar a audiência ativa de nossa plataforma para gerar uma divulgação gratuita, já que os Tweets sobre os jogos também serão vistos por outros usuários. Ao navegar no Twitter, as pessoas estão em um momento de descoberta e, assim, ficam mais abertas a conhecer novos aplicativos", afirma Agustin Pesciallo, diretor de Fabric do Twitter para a América Latina. "Hoje, mais de 1,5 milhão de aplicativos já usam Fabric no mundo", acrescenta.
"Queríamos criar um jogo distinto e realmente social. Por isso, nos inspiramos em características próprias das plataformas digitais como o compartilhamento, o humor e a interação entre amigos, e as transformamos em uma parte central do Sweet Meat. Para tornar essa integração realidade, buscamos uma plataforma que nos desse a capacidade de trabalhar o conteúdo em tempo real e atingir um grande número de pessoas - benefícios que o Twitter proporciona", afirma Alejandro Jeroz, CMO da OneEyeAnt.
Desde 2016, o Twitter oferece uma integração entre a plataforma de desenvolvimento de games Unity e quatro kits de ferramentas de Fabric: Crashlytics, Answers, Twitter Kit e Mopub. Com isso, os desenvolvedores podem, por exemplo, integrar a plataforma para levar Tweets relevantes para dentro de jogos, além de conferir métricas em tempo real, gerenciar a estabilidade do aplicativo e monetizar o app com anúncios de vídeo.