Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Formatura

Após calote, ex-alunos aguardam devolução de dinheiro

Rafael Machado - Grupo Folha
10 mai 2019 às 16:24
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já faz um ano e meio que pais de 33 ex-estudantes do Colégio Estadual Benjamin Constant, localizado na Vila Portuguesa, mantêm a esperança de um dia serem indenizados do dinheiro investido na formatura do terceiro ano do Ensino Médio, que não foi realizada. Eles culpam um secretário da instituição de ficar com o pagamento dos convites, cada um em torno de R$ 180, e desfazer o contrato com um buffet na rua Paraíba que sediaria a festa.


O grupo também alega que o diretor da escola tinha conhecimento do golpe e nada fez. Os dois servidores foram denunciados no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, que abriu uma sindicância para investigar o caso. Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) informou que já recebeu o processo, mas ainda aguarda a instauração de uma investigação disciplinar interna.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É uma revolta grande com a demora dessa apuração. O prejuízo não foi só financeiro, mas principalmente emocional. Imagine planejar uma parte importante da vida, que é a formatura, e não poder participar? Os pais estão frustrados, mas esperam que algo seja feito em prol daqueles que foram lesados", explicou o advogado Miguel El Kadri, que representa as famílias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Zona Sul

Revitalização da Praça da Juventude deve iniciar ainda neste mês em Londrina

Imagem de destaque
Veja como ajudar

Família de 'jovem gênio' de Londrina faz campanha para participação em olimpíada de matemática em Nova Iorque

Imagem de destaque
Participação gratuita

Evento da UEL reúne grandes nomes femininos do jornalismo nesta quarta

Imagem de destaque
Investimento de R$ 630 mil

Cultura de Londrina abre edital para a seleção de Vilas Culturais


Além da denúncia no NRE, ele ingressou com diversas ações cíveis na Justiça de Londrina. Em uma delas, a juíza leiga Ana Caroline Guerra Coppo, em julho do ano passado, disse que "o Estado do Paraná não pode ser responsabilizado por um acordo que foi firmado em âmbito privado. A finalidade pública da escola não compreendia a organização de festas de formaturas". O processo terminou extinto na primeira instância sem que o mérito fosse julgado.


Mas a situação foi revertida em março deste ano no Tribunal de Justiça. De acordo com a decisão da juíza Manuela Tallão Benke, "há provas suficientes tanto contra o diretor e o secretário". A sentença inicial foi anulada e o caso voltou a tramitar.

Em consulta ao Portal da Transparência, a reportagem confirmou que os dois acusados continuam recebendo normalmente os salários, assim como trabalhando no Benjamin Constant.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade