Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta quarta

Autoridades debatem violência no trânsito de Londrina em audiência pública

Redação Bonde com CML
26 ago 2015 às 10:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As recorrentes mortes nas ruas de Londrina e os caminhos possíveis para frear as estatísticas de violência no trânsito serão discutidos durante audiência pública nesta quarta-feira (26) na Câmara de Vereadores, às 19 horas.

O debate é organizado pela Comissão de Segurança Pública do Legislativo, por iniciativa da vereadora Elza Correia (PMDB) com o apoio do Ministério Público, por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Trânsito. Com o tema "Imprudência no Trânsito", a audiência pretende unir poder público e sociedade no enfrentamento do problema sob a ótica do comportamento de motoristas e pedestres.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A violência no trânsito tem sido objeto de muitas discussões tanto na Câmara como no GT sobre Trânsito, que existe há cerca de três anos e do qual faço parte. Os índices de atropelamentos na cidade são altos e extremamente preocupantes. Temos percebido, porém, que não trata-se apenas de uma questão estrutural, mas de imprudência das pessoas. É um problema ligado também à questão comportamental", ressalta Elza Correia.

Leia mais:

Imagem de destaque
12 áreas disponíveis

Leilão da Cidade Industrial em Londrina será retomado dias 11 e 12 de novembro

Imagem de destaque
“Parábola da Alma Boa”

Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana

Imagem de destaque
Contratações até 12 de janeiro

Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense

Imagem de destaque
Máxima de 25°C

Quarta-feira será de tempo instável e temperatura amena em Londrina e na região


De acordo com a vereadora, a audiência pública será uma oportunidade para algumas reflexões: "Que pedestres nós temos em Londrina? Que motoristas nós temos? Por que tantos atropelamentos? Não queremos que esta situação continue e as pessoas continuem morrendo no trânsito de nossa cidade". Segundo Elza, embora a intenção seja focar no comportamento das pessoas, também deverão ser abordados durante o debate os índices de acidentes e a malha viária hoje existente no município.

Publicidade


Mais atropelamentos


Segundo o levantamento de ocorrências feito mensalmente pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) por meio do Placar do Trânsito, o último mês de julho registrou uma pequena queda no número de vítimas e de óbitos, em relação ao mesmo período de 2014. Por outro lado, praticamente dobrou o número de atropelamentos na área urbana (de 12 para 23).


Estudo realizado pelo setor de estatística da Companhia mostrou que mais de 90% das causas destes acidentes estão relacionadas à imprudência de pedestres (travessia em locais inadequados e desrespeito à sinalização) e de motoristas (excesso de velocidade e desrespeito à sinalização). Outro dado preocupante: das 23 mortes por atropelamentos em julho deste ano, 15 delas aconteceram com pessoas acima dos 60 anos.

Já confirmaram presença à audiência pública "Imprudência no Trânsito" o promotor de Direitos Constitucionais e coordenador do GT de Trânsito, Paulo Tavares; o chefe da Escola Pública de Trânsito do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Leonardo Napoli; a promotora pública Claudia Rodrigues de Moraes Piovesan, responsável pelos inquéritos policiais relativos ao trânsito em Londrina; representantes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), entre outros convidados. A audiência pública é aberta à participação da comunidade com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo