O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, recebeu oficialmente, na tarde desta quinta-feira (18), a doação de sistema de videomonitoramento para ser instalado na Avenida dos Pioneiros. A doação foi feita ao Município pela construtora MRV, e inclui não só os equipamentos, mas também a instalação e manutenção destes. A doação será repassada à Secretaria Municipal de Defesa Social, para que a Guarda Municipal faça uso do sistema.
O secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, explicou que a Secretaria Municipal de Defesa Social elaborou, recentemente, o Plano Estratégico de Monitoramento por Câmeras, com mapeamento de toda cidade. O plano foi desenvolvido em conjunto com a Procuradoria-Geral do Município. "No plano, apontamos os locais onde consideramos necessário fazer a instalação de câmeras de vigilância. E a doação desse sistema de monitoramento vai ajudar a preencher esse mapa. Além disso, as imagens obtidas pela Guarda Municipal sempre estarão à disposição das demais forças de segurança, como as Polícias Civil, Militar, Federal, e outras instituições", ressaltou.
Segundo o diretor de Produção da MRV, Ralf Sade Haddad, o cronograma do projeto prevê que as instalações comecem a ocorrer já no mês de maio. "O projeto está dividido em quatro etapas, e a primeira tem início agora em maio. A expectativa é que no lançamento do empreendimento o sistema de videomonitoramento esteja completo e pronto para uso. Optamos por oferecer à comunidade um bairro sustentável, em todos os sentidos da palavra, e isso inclui também investir na questão da segurança", afirmou.
Leia mais:
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina
Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Escritor londrinense lança romance 'O Gringo do Bom Jesus'
A doação do sistema de videomonitoramento foi intermediada pelo ConGP. "Através do ConGP foi montado um projeto de sistema de monitoramento dos bairros. Levamos o projeto até a Guarda Municipal, que abraçou a ideia, e em seguida começamos a buscar outros parceiros. Nessas reuniões, a construtora demonstrou interesse em colaborar. E como eles estão lançando um novo empreendimento na região leste, a empresa se propôs a fazer a doação das câmeras, instalando todo sistema e fazendo a manutenção, para operação e uso pela Guarda Municipal", afirmou o representante do Conselho de Condomínios Residenciais e Comerciais da Gleba Palhano (ConGP), Alexandre Saito.
O valor do sistema de videomonitoramento, entre materiais, serviços de instalação e projetos, é de aproximadamente R$ 231 mil. O sistema, que será instalado na Avenida dos Pioneiros, terá a extensão total de 117.157,26 metros quadrados. A expectativa é que ele contemple o entorno do empreendimento imobiliário que a construtora está lançando na região leste.