Cerca de 27 cães foram resgatados em péssimas condições nesta quarta-feira (26) em Londrina. Eles estavam no terreno de uma casa no Jardim Aragarça, na zona leste da cidade. De acordo com a voluntária Alessandra Costa, durante a semana um homem ficava responsável por alimentar os animais, e no final de semana voluntárias iam até o local para ver o estado de saúde deles, fazer tratamentos e encaminhá-los para adoção. Porém, desde o último sábado o responsável não apareceu mais no local e os animais estavam sem alimentação e sem água.
Durante a tarde de hoje, diante da situação, pessoas foram mobilizadas pelo Facebook para encontrar uma solução para os animais. Um deles estava morto sem a cabeça e a suspeita é de que os outros tenham se alimenatdo dele.
Alessandra Costa disse que dez animais foram adotados, sendo que ela mesmo acabou levando um para casa. Os demais, oito foram levados para a Fazenda Refúgio e os outros dividos para clínicas e abrigos da cidade. O resgate dos animais foi auxiliado pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e contou com apoio das Ongs SOS Vida Animal, 7 Vidas, Peludos Fiéis e Quatro Patas.
Leia mais:
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina
Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Escritor londrinense lança romance 'O Gringo do Bom Jesus'
Mesmo passando por dificuldade, com a dívida chegando a R$ 20 mil e risco de suspender as atividades em Londrina, o presidente da SOS Vida Animal, Milton Pavan, disse que a situação no local onde os cachorros foram encontrados tinha fugido de controle, por isso era necessário que algo fosse feito.
"Esse é um problema gigantesco que existe na cidade. Não tem como parar, por isso contamos com a boa vontade das pessoas. Não só da solidariedade com palavras, mas principalmente com ações".
Pavan lembrou das conversas sobre a possibilidade de fazer um convênio com o Município. Ele acrescentou que foi procurado pela maioria dos candidatos à prefeitura da cidade para desenvolver ações no sentido da saúde dos animais de rua.
Enquanto a parceria com a administração pública não sai do papel, o presidente da Ong SOS Vida Animal elogiou a ajuda que vem recebendo da Sema.
"É importante ressaltar o respaldo que estamos recebendo da Sema. Algo que não tinha acontecido antes. Estamos tendo uma grande receptividade nas ações de resgate de animais".
Serviço:
No domingo (30), a partir das 13h, voluntários das Ongs realizam uma feira de animais no Zerão, próximo ao local onde acontece a Feira da Lua, ao lado do Ginásio Moringão. Alessandra da Costa lembrou que as pessoas que querem ajudar as entidades não precisam fazer apenas doações com dinheiro. Ela falou que rações, remédios, cobertas e outros objetos também servem para auxiliar no tratamento dos animais. Já a Ong SOS Vida Animal possui uma conta bancária para quem quiser colaborar financeiramente.
Banco Itaú
Agência: 4019
Conta Corrente: 07820-5