A Câmara Municipal de Londrina derrubou o veto do prefeito Barbosa Neto ao artigo 130, emenda 55, do Código Ambiental do Município de Londrina, que torna o bosque, no Centro da cidade, área de preservação permanente (APP).
No placar final, 14 vereadores derrubaram o veto do executivo. Quatro abstenções foram registradas pelos parlamentares que compõem a base aliada. Apenas o líder do prefeito, Jairo Tamura (PSB) votou pela manutenção do veto.
O vereador Rony Alves (PTB) pediu que os 19 vereadores da Casa votassem pela derrubada da emenda, seguindo o abaixo-assinado de 1.256 pessoas contra a abertura da Rua Piauí, que cruzaria a área verde na região central. "Essa é uma medida autoritária e implacável do prefeito Barbosa Neto", criticou.
Leia mais:
Concerto da Osuel com obras de Mozart e Beethoven fecha a temporada 2024
Leilão da Cidade Industrial em Londrina será retomado dias 11 e 12 de novembro
Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Tamura também apresentou abaixo-assinado de cerca de 248 pessoas favoráveis a continuidade da via até a Rua Rio de Janeiro.
O autor da emenda que torna o bosque em APP, Joel Garcia (PP), revelou que conversou com o deputado estadual, Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e recebeu a notícia de que na próxima semana o Estado deve aprovar o tombamento estadual do bosque.
Além disso, os vereadores derrubaram o veto do executivo que limitava a fiscalização do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consemma).