Em setembro deste ano, o Portal Bonde divulgou uma campanha do HCL (Hospital do Câncer de Londrina) em prol da doação de tecidos para a produção de lençóis. O hospital, que é referência no Paraná no tratamento de pessoas com câncer e no combate à doença, utiliza uma grande quantidade de tecidos devido ao amplo atendimento realizado. A troca de roupas de cama deve ser feita a cada quatro meses devido ao desgaste dos produtos químicos.
A campanha começou em setembro, mas até dezembro mobilizou 80 paróquias de Londrina para arrecadar algodão cru e perkaleen. Algumas pessoas se mobilizaram também para confeccionar as roupas de cama.
A movimentação foi tanta que algumas lojas da cidade até esgotaram seu estoque do tecido durante a campanha. As lojas Monalisa, Fremetex e Chafic venderam aproximadamente 8,5 mil metros de tecido. As lojas também promoveram desconto para aqueles que foram comprar com o intuito de doar para o hospital.
Leia mais:
Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Escritor londrinense lança romance 'O Gringo do Bom Jesus'
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Projeto da UEL vai atender empreendedores da área de alimentação
O sucesso da campanha foi muito por conta da ajuda das paróquias, afirma a coordenadora de campanhas e voluntariado, Iracema Fabian. "Fui pedir ajuda ao padre Romão, que se prontificou a ajudar. Com a chegada do final de ano, ele sugeriu que a arquidiocese apoiasse a campanha e 80 paróquias da cidade participaram. As novenas trouxeram integração entre as pessoas e o fruto concreto que mostra a força da união entre as pessoas foi a doação dos tecidos para os lençóis. Esta campanha mostra simbolicamente que o pouco que cada um doa gera um resultado incrível."
Romão Martins atualmente é padre na Paróquia São Vicente de Paulo e diretor da Rádio Alvorada. Martins conseguiu mobilizar a paróquia e a rádio junto à campanha do HCL. "Nós abraçamos essa campanha e junto com a comunidade pudemos mobilizar outras paróquias em prol desse importante propósito de amor, cuidado e sensibilidade."
Até o final da última semana foram confeccionados 1,3 mil lençóis, 457 roupas de cama para maca, 203 pijamas e 400 fronhas. Mas restam algumas paróquias que ainda não entregaram o tecido arrecadado. Com a entrega dos que faltam, a previsão é de que sejam confeccionadas mais 300 camisolas e 800 lençóis.
Atualmente, o HCL tem 48 mil pacientes e quase 90% de todo atendimento é feito para pacientes do SUS. Mas, como o SUS cobre apenas 65% dos custos, o hospital trabalha com deficit mensal de R$ 1,2 a R$ 1,5 milhão. Por isso, o HCL conta com a ajuda da comunidade.
Mais informações sobre doações e trabalhos voluntários por meio dos telefones 3379-2614 ou 3343-3300 (setor de captação de recursos do HCL).
(*Sob supervisão da repórter Fernanda Circhia)