O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social (CMTCS) de Londrina elegeu sua nova composição e definiu as propostas que nortearão as ações do órgão no próximo biênio no último sábado (1º), durante a III Conferência Municipal de Transparência e Controle Social. O evento foi realizado no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval) e teve como tema central "A busca da excelência na gestão pública". O evento foi transmitido ao vivo e pode ser visto na página do órgão no Facebook.
Com a participação de vários segmentos da sociedade civil organizada, incluindo representação de sindicatos, associações de moradores e conselhos municipais, foram debatidas e aprovadas propostas de aperfeiçoamento da gestão pública municipal e novas estratégias para fixar as diretrizes gerais da área para o biênio de 2017-2019. A finalidade é possibilitar uma gestão transparente e sólida nas ações de controle social.
Quinze propostas foram aprovadas no encontro, dentro de três eixos temáticos: Instrumentos de Transparência e Eficiência da Gestão Pública; Engajamento e Capacitação da Sociedade para o Exercício do Controle Social:"Dos Protestos de rua para a sua efetivação"; Ações de Prevenção e Combate à Corrupção. Os assuntos colocados em pauta foram levantados durante as três pré-conferências, realizadas em maio e junho, que antecederam o evento principal.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
Os novos representantes da sociedade civil no CMTCS eleitos no sábado, mais os membros indicados pelo Executivo, devem ser nomeados por decreto nos próximos dias. A eleição da nova diretoria será realizada na próxima segunda-feira (10), durante a primeira reunião oficial, marcada para as 19 horas, na sede do Sincoval.
A atual presidente do CMTCS, Vera Lucia Tieko Suguihiro, destacou que o pleito para a escolha dos novos membros ocorreu com a lisura e transparência necessárias que garantiram um processo democrático e plenamente participativo. "A Conferência foi aberta a toda a sociedade e dela extraímos um resultado positivo, com debates produtivos que garantiram espaço de manifestação a todos os candidatos e participantes que quiseram se expressar. As propostas aprovadas serão uma ótima base para que o próximo Conselho possa dar continuidade a este trabalho que vem rendendo bons frutos", destacou.
Balanço da gestão
Antes da realização dos debates, a atual gestão do Conselho, que está terminando seu mandato, iniciado em 2015, apresentou as ações desenvolvidas nestes dois anos de trabalho. Vera Suguihiro e Francesca Amaral, presidente e vice do CMTCS, mostraram um balanço dessa gestão ressaltando, entre diversos aspectos, a importância da participação social na busca pela excelência na gestão pública, e algumas recomendações encaminhadas à Prefeitura, colocadas em prática.
Foram destacadas ações como a escolha do Controlador-Geral do Município, pela primeira vez, por meio de lista tríplice ; a formalização do cargo de Ouvidor-Geral do Município; a realização de duas Semanas Municipais de Transparência e Controle Social, com capacitações e criação do Fórum de Conselhos de Políticas Públicas; o recebimento do Prêmio de Boas Práticas de Cidadania, Boas Práticas na Gestão Pública e também de Boas Práticas nos Conselhos Municipais; e apresentação do Plano Municipal de Transparência para o prefeito Marcelo Belinati e Câmara Municipal de Londrina.
Segundo Vera Suguihiro, a partir das ações executadas, os sites da Prefeitura, Sercomtel e da Câmara de Vereadores também ficaram mais completos, trazendo informações mais detalhadas à população e garantindo, dessa forma, a transparência por meio de acesso à informação de interesse coletivo.
Composição
A nova gestão do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina é representada, até o momento, por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindprol), Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), Sindicato dos Jornalistas de Londrina, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Conselho Municipal do Idoso, Conselho do Fundeb e Conselho Local de Saúde do Jardim Leonor.