A SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres), por meio do COM (Centro de Oficinas para Mulheres), está com inscrições abertas para o curso “Mecânica Automotiva para Mulheres”, promovido em parceria com a SMTER Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda) e com o SENAI Londrina. Para se inscrever na oficina, que integra o Programa de Qualificação Profissional da SMPM, é necessário ter ao menos 18 anos e Ensino Fundamental completo. As aulas serão promovidas entre os dias 27 de março e 13 de abril, das 19h às 23h, no SENAI Londrina (Rua Belém, 844).
As inscrições podem ser feitas através do WhatsApp do COM (43) 9 99945-0056. Foram oferecidas 20 vagas, com carga horária total de 40h. Além do critério da idade mínima e da escolaridade, também é necessário residir em Londrina, seja na área urbana ou distritos, e ter renda per capita de até 2 salários mínimos. No final do curso, o SENAI irá conceder para as participantes um certificado de Aperfeiçoamento Profissional.
De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, este curso é mais uma maneira de mostrar para as mulheres que é possível ingressar em todos os espaços do mercado de trabalho. “Não é de hoje que as mulheres já vêm ocupando esses novos espaços. E para que os frutos continuem sendo colhidos, é necessário investir em qualificação e aperfeiçoamento, o que é fundamental para essas áreas que, historicamente, são dominadas por homens, como é o caso da mecânica automotiva. Então, nossa ideia é oportunizar às mulheres o acesso a uma capacitação de qualidade”, frisou.
Leia mais:
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Quarta-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e nos municípios da região
Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
A diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, explicou que, ao longo do ano, outros cursos do Programa de Qualificação Profissional serão promovidos por meio desta parceria. “Nossa ideia é levar qualificação e capacitação, preparando mulheres para estarem aptas ao mercado de trabalho formal. Então, além desse curso, nós também teremos o de Eletricidade Automotiva para Mulheres; Motor sem Segredos para Mulheres; e de Revisão de Freios, Suspensão e Direção para Mulheres”, contou.
Para o diretor de Desenvolvimento e Empreendedorismo da SMTER (Secretaria Municipal do Trabalho), Cristian Marcucci, ao oferecer qualificação profissional exclusiva para mulheres, a necessidade de combater a desigualdade de gênero no mercado de trabalho é reconhecida. “Com essa parceria, estamos proporcionando meios para que as mulheres possam garantir seu espaço, reforçando da melhor maneira o empoderamento feminino. Então, acreditamos que essa parceria na formação de trabalhadoras, em áreas não tradicionalmente ocupadas pelo público feminino, causará um impacto positivo em suas vidas e em nossa sociedade”, disse.
O coordenador de Educação Profissional do SENAI Londrina, Sander Costa Pinto, ressalta que o grande diferencial do curso “Mecânica Automotiva para Mulheres” é de que as aulas não serão apenas teóricas. “Vamos ter muitas aulas práticas, em que vamos inserir as mulheres no ambiente e na realidade das mecânicas automotivas, pois o saber fazer aprimora os conhecimentos e desmistifica a manutenção automotiva. Além disso, tudo o que será ensinado poderá sim possibilitar a inserção no mercado de trabalho, mas também vai auxiliar no dia a dia com pequenos reparos, em troca de componentes, nas manutenções preventivas, fazendo com que elas tenham maior atenção aos seus veículos”, finalizou.