A dança das cadeiras na Câmara Municipal de Londrina já começou. Há quatro meses do término do prazo para filiação partidária para quem quer concorrer às eleições do próximo ano, os vereadores saem à caça de colegas parlamentares sem partido e de outras siglas querendo que mudem para sua legenda.
Os três vereadores sem partido - Roberto Ávila Scaff, Paulo Arildo e João Dib Abussafi Filho são os mais visados. ''Recebi convites de vários partidos'', dizem, unânimes, um a um.
Outros, de partidos pequenos, como Rubens Canizares (PHS), também ensaiam a possibilidade de mudança. ''Não sei se fico no partido por uma questão de espaço e sobrevivência política'', revelou o vereador, que perdeu recentemente a disputa para a direção da executiva do PHS.
Quem venceu a eleição foi a advogada Flávia Romagnoli, atual presidente. ''Sem autonomia para poder participar da decisão e escolha das coligações, fico com receio de ficar no PHS'', admitiu o vereador, que pretende se candidatar à reeleição no ano que vem.
Leia mais:
Concerto da Osuel com obras de Mozart e Beethoven fecha a temporada 2024
Leilão da Cidade Industrial em Londrina será retomado dias 11 e 12 de novembro
Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Canizares está estudando o mapa político em relação a quem deverá ser o principal candidato a ocupar a cadeira do prefeito Nedson Micheleti (PT) em janeiro de 2005. ''O pré-candidato a prefeito que conseguir aglutinar maior número de vereadores, a meu ver, um cabo eleitoral de luxo, tem grandes chances de se eleger'', analisou.
Os partidos trabalham pelo fortalecimento quase em silêncio, mas intensamente. Cada um tenta ampliar a bancada aliada de vereadores. No domingo passado, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o ex-prefeito de Londrina, Luiz Eduardo Cheida (PMDB), recebeu para um café em sua casa o vereador João Dib Abussafi Filho, ex-PRTB e atualmente sem partido. ''Tinha laços de amizade com ele. Agora estão se estreitando'', afirmou Abussafi Filho.
O vereador não esconde o encantamento pelo PMDB, embora também tenha sido convidado pelo presidente do diretório local do PFL, Farage Kouri, pelo deputado federal do PTB, Alex Canziani, e pelo ex-presidente da comissão provisória do PPS, Dalci Mendes.
Se nada atrapalhar seus planos, ele assina ficha de filiação ao PMDB, no dia 31, quando o presidente do diretório estadual, deputado federal Gustavo Fruet, deverá vir a Londrina para uma reunião com as lideranças da micro-região, onde discutirão sucessão municipal e a campanha de filiações.