O aprendizado da matemática no ensino fundamental tem avançado nos últimos anos, porém ainda permanece num nível mais baixo do adequado, segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Uma das razões para isso é o uso de métodos de estudo que não condizem com as necessidades a matéria exige do estudante. Diferentemente das disciplinas da área de humanas, o estudo dos números e das fórmulas deve ocorrer de forma mais prática para garantir a assimilação do conteúdo.
Além disso, o próprio material didático utilizado para o estudo é um fator que deve ser analisado. O diretor da Ensina Mais Turma da Mônica, Camilo Carvalho, explica que o uso de material adequado combinado com algumas táticas de estudo potencializa o desenvolvimento das habilidades essenciais da criança, e elimina a problemática com matérias vistas como mais complexas.
Treine interpretação
É importante lembrar que muitas vezes a dificuldade do estudante está na leitura do enunciado. "Ele deve manter-se muito atento e tentar escrever as equações, ou separar as informações, conforme a leitura do enunciado".
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Estudar fazendo exercícios
O estudo prático pode ser realizado através da resolução de exercícios, por exemplo, eles dão mais confiança aos alunos e ajudam no aprimoramento de seu raciocínio lógico.
Foque no básico
Muitas questões matemáticas mais complexas englobam outros conceitos e habilidades operacionais mais simples. Sendo assim, às vezes, a raiz do problema está na assimilação de operações básicas que estão afetando o processo de desenvolvimento do estudante. "Por isso, tenha paciência e somente dê continuidade à matéria quando já tiver dominado o assunto anterior, dessa forma, é menos provável que cometa erros mais básicos", explica.
Mantenha-se concentrado
Quantas vezes não cometemos pequenos erros por questão de distração? Acontece que na matemática mesmo pequenos erros de distração podem alterar o resultado final do exercício, portanto, é preciso manter-se atento e checar os processos após terminar um exercício.
Tire suas dúvidas
Parece óbvio, mas muitos estudantes deixam de lado suas dúvidas e acabam criando gaps no seu conhecimento e impedindo o seu avanço em novas funções da matéria. "Sendo assim, é de extrema importância que o aluno converse com um professor e esclareça suas dúvidas, mesmo as que ele considera as mais simples".