Começaram a circular em Londrina nesta segunda-feira (6), ainda em teste, seis novos ônibus que vão integrar a frota do transporte coletivo na cidade. Os veículos serão utilizados em linhas com maior demanda, aumentando a oferta em horário de pico e começam a ser usados oficialmente ainda nesta semana.
Os novos veículos têm motores Euro 5 e poluem menos que os atuais, emitindo 80% menos material particulado e 60% menos dióxido de carbono. Além disso, eles funcionam com diesel S10, o que resulta em uma emissão 50 vezes menor de partículas de enxofre para o ar do que o diesel S500, utilizado nos motores dos ônibus que já operam na cidade. Todos já vem adaptados para atender usuários cadeirantes.
A frota atual operada pelas duas empresas da cidade é de 413 veículos, sendo 122 ônibus leves, 217 pesados; 26 senior midi (10,5 metros de comprimento) e 48 micros (9 metros de comprimento). Quando todos os 21 veículos chegarem a média de idade da frota de Londrina vai passar a ser de 4,55 anos – abaixo da idade média máxima prevista em contrato que é de 6,5 anos. As empresas ainda negociam com as montadoras a data de entrega dos 15 novos veículos que faltam.
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Em Londrina um ônibus anda em média 5.933,94 km por mês e o Índice de Passageiros por Quilômetro rodado – IPKe é de 1,6095, considerado baixo. "Estes novos ônibus são apenas um primeiro passo para construir um sistema que garanta mais conforto e eficiência. Nosso grande desafio é oferecer um serviço de qualidade que atraia cada vez mais usuários para o sistema", afirma o presidente da CMTU, Carlos Geirinhas.