Os eventos culturais, esportivos, empresariais e comerciais atraíram, em 2017, um público de 813 mil pessoas em Londrina. O número expressivo inclui londrinenses e visitantes, que contribuem com o principal tipo de turismo na cidade, focado em eventos e negócios. A expectativa é que em 2018 este número seja superado. Os dados são do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), considerando-se os eventos que foram devidamente registrados na cidade.
"Na falta de um grande ativo natural - como grandes cachoeiras ou praias, é nosso papel direcionar os esforços para o turismo de negócios e eventos. Buscamos assim captar mais eventos e maximizar a participação das pessoas, aumentando também o tempo de permanência dos visitantes na cidade. A tendência é receber cada vez mais eventos, em diversos níveis", explica o diretor de turismo da Codel e membro do Núcleo de Turismo de Londrina, Fabian Trelha.
Como ele ressalta, é importante que cada vez mais eventos se regularizem e passem a integrar a grade de eventos da cidade. "Londrina já é conhecida como a cidade dos eventos. Nossa intenção é que cada vez mais os produtores se conscientizem da importância do registro oficial do evento em Londrina. Isto contribui para a regularização e credibilidade dos eventos, além de atender as normas comuns para que se evitem acidentes e para que o público possa aproveitar com segurança".
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Este ano, como nos anos anteriores, a cidade será palco de diversos eventos como exposição, feiras, shows, peças teatrais, eventos empresariais, comerciais e científicos; e também de eventos esportivos como jogos, corridas, campeonatos e competições nas mais diferentes categorias: futebol, jogos escolares, automobilismo, ciclismo, stock car, maratonas, crossfit, entre outros.
MOVIMENTAÇÃO E ECONOMIA
Conhecida por ser uma cidade altamente acolhedora - a terceira do país, segundo último ranking da agência Expedia, Londrina se destaca pela excelência na prestação de serviços e hospitalidade.
Os hoteis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos se preparam cada vez melhor para receber bem os visitantes. "Nós sempre incentivamos as empresas do trade, como os hoteis, bares, restaurantes, agências de turismo receptivo, entre outras, para que façam promoções para estes visitantes nas épocas dos eventos. Também há todo o trabalho de um ano inteiro, focado nestas empresas, para melhoria constante dos produtos e serviços ofertados. A qualidade reflete diretamente no desejo do turista em permanecer mais dias na cidade ou retornar em outra ocasião", comenta a consultora do Sebrae/PR, Simone Shavarski, que coordena um trabalho com as empresas de turismo na região.
Segundo o diretor de turismo de Londrina, Fabian Trelha, cada turista que vem à cidade na ocasião dos eventos, gasta em média, R$ 300 a R$ 500 ao dia. "Geramos com os eventos um grande tráfego hoteleiro, movimentando também toda a parte gastronômica e os transportes, bares, espaços de entretenimento, shoppings. Acreditamos que todo o trade turístico é diretamente afetado e por isso procuramos dedicar cada vez mais esforços aos eventos de Londrina", conclui.