Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Até Mauá

Financiamento do BID pode ser alternativa para duplicação da PR-445

Marco Feltrin - Redação Bonde
26 set 2014 às 14:54

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo do Paraná estuda propostas para duplicar a PR-445 de Londrina a Mauá da Serra, em um trecho de 79,6 quilômetros. A intenção inicial seria copiar o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) implantado na duplicação de pouco mais de 200 quilômetros na PR-323, de Maringá a Francisco Alves, no noroeste do estado, em que o Consórcio Rota 323 pretende investir R$ 7 bilhões por uma concessão de 30 anos.

No entanto, existe a possibilidade de utilizar financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para bancar a obra, excluindo a necessidade de cobrança de pedágio no trecho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Estamos estudando a PPP com o maior cuidado, analisando o tipo e a frequência de veículos que passam pelo local, o impacto na economia da região. Se não for este modelo, podemos pensar em outro caminho e incluir no BID. Mas é uma matemática estudada com cautela, se não um motorista acaba pagando pelo outro", ponderou a coordenadora de Gestão de Planos de Programas de Infraestrutura e Logística da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), Rejane Karam, durante participação no EncontrosFolha, evento promovido pelo Grupo Folha na última quarta-feira (24) em Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta quinta (5) e sexta-feira (6)

Concerto da Osuel com obras de Mozart e Beethoven fecha a temporada 2024

Imagem de destaque
12 áreas disponíveis

Leilão da Cidade Industrial em Londrina será retomado dias 11 e 12 de novembro

Imagem de destaque
“Parábola da Alma Boa”

Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana

Imagem de destaque
Contratações até 12 de janeiro

Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense


A alternativa de empréstimo do BID também deve ser tentada na duplicação das PRs 170 e 317, que ligam o norte e noroeste do Paraná ao estado de São Paulo. Segundo Rejane, uma carta-consulta já foi enviada ao órgão interamericano com as perspectivas do projeto.

Ainda sobre as PPPs, Karam afirma que o modelo da PR-323 deve facilitar as próximas iniciativas, passando sob obstáculos burocráticos como a constituição de um fundo garantidor, que assegura ao parceiro privado o pagamento da contraprestação do poder público. "Quando houver essa garantia, teremos um modelo pronto para as demais parcerias que virão. Estamos amadurecendo e lapidando o processo para que não tenhamos surpresas pela frente".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo