Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dispersão de inseticida

Fumacê percorre mais de 60 bairros de Londrina em combate ao Aedes aegypti

Redação Bonde com N.com
19 abr 2021 às 17:24
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina segue com as ações de campo para conter o avanço da dengue na cidade. Um desses trabalhos envolve a aplicação do fumacê, inseticida que age contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Desde o dia 23 de março, os caminhões estão percorrendo as ruas das localidades onde há maior índice de infestação. A aplicação dos cinco ciclos de inseticida totalizou 25 bairros, sendo 10 da zona leste, seis da região central e nove da zona sul.


Porém, com o crescimento dos casos notificados de dengue, o fumacê entrou em uma segunda etapa de aplicação, em mais de 60 localidades. Os caminhões fazem a dispersão do produto quando a temperatura é amena, por serem os períodos mais favoráveis para que o Aedes circule e seja afetado pelo inseticida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os horários são de segunda a sábado, das 4h30 às 10h e das 16h às 21h. Aos domingos, apenas pela manhã. Nesse período, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é para que a população proteja os animais domésticos, comedouros, bebedouros e alimentos, evitando a contaminação. E mantenha os ambientes abertos e arejados para que o inseticida adentre nos imóveis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Clima segue quente

Quinta-feira terá tempo fechado e falta de chuvas em Londrina e na região

Imagem de destaque
Na Zona Leste

Em Londrina, governador do Paraná faz entrega de 73 apartamentos subsidiados

Imagem de destaque
Almoço bom e barato

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quinta-feira

Imagem de destaque
Símbolo de luta

Morre em Londrina Renan Cavalari, criador da Sereia do Amazonas


A dispersão do inseticida não é feita em dias de chuva, ventos fortes ou demais condições climáticas desfavoráveis. E o intervalo entre cada aplicação na mesma localidade varia de três a cinco dias. As áreas contempladas nesta segunda programação devem ser atendidas até o dia 30 de abril.

Publicidade


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, reforça que o fumacê está sendo direcionado aos locais com alta nas notificações de dengue e onde há maior índice de focos do mosquito. "Esse é um trabalho que depende da colaboração da comunidade. Os focos estão dentro das casas e cada londrinense precisa agir para eliminá-lo. Sem essa união de forças, teremos cada vez mais casos de dengue ou outras doenças que o Aedes pode transmitir”, frisou.


Além do fumacê, a Coordenação de Endemias da SMS também executa outras medidas para conter a proliferação do Aedes. As equipes intensificaram as visitas de rotina, feitas de segunda a sexta-feira em horário comercial e aos sábados das 8h às 14h.

Publicidade


Nos imóveis considerados "críticos”, com histórico de focos do mosquito transmissor, as visitas são repetidas mensalmente. E os que estão fechados para venda ou aluguel, é feito contato com a imobiliária ou corretor para que seja agendada a vistoria.


Lista de bairros programados para aplicação do fumacê:

Publicidade


Região Sul: Pind (Parque das Indústrias); jardins Franciscato, Atlanta, Del Rey, Santa Joana, Campos Elísios, Novo Perobal, Jatobá, Neman Sayhun, Vale Azul, Piza, Monte Belo; conjuntos Saltinho, Jamile Dequech, Alto Cafezal, São Lourenço, Roseira, Cristo Rey; e parque Ouro Branco.


Região Leste: jardins Santa Fé, Marabá, Meton, Castelo, Morumbi, Espanha, Kase, vilas Yara, Casoni, Góes, Santa Terezinha e conjunto Pindorama.

Publicidade


Região Noroeste: conjuntos Parigot de Souza, Chefe Newton, Santa Rita V, Carnascialli, Hilda Mandarino; jardins Vista Bela, Continental, Paraty, Palmas, Maria Celina, Nossa Senhora Aparecida, Maria Lúcia, Santa Madalena, Nova Olinda, Cabo Frio, Imagawa; parques Residencial do Café, São Jorge, Ouro Verde, e Residencial Elisabeth.


Região Oeste: jardins Itamaraty, Bancários, Alvorada, Sumaré e Hedy.

Região Norte: conjuntos Luiz de Sá (I e II), Aquiles, Assis, Semíramis (I e II), Sebastião de Melo, Violin (I e II), Maria Cecília (I e II), Vivi Xavier; jardins Dom Vicente, Campos Verdes, Itapoá, Belém, Paris, Athenas; Heimtal; Portal do Sol, Residencial Professora Marieta, Portal do Sol.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade