Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dispersão de inseticida

Fumacê percorre mais de 60 bairros de Londrina em combate ao Aedes aegypti

Redação Bonde com N.com
19 abr 2021 às 17:24

Compartilhar notícia

- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina segue com as ações de campo para conter o avanço da dengue na cidade. Um desses trabalhos envolve a aplicação do fumacê, inseticida que age contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Desde o dia 23 de março, os caminhões estão percorrendo as ruas das localidades onde há maior índice de infestação. A aplicação dos cinco ciclos de inseticida totalizou 25 bairros, sendo 10 da zona leste, seis da região central e nove da zona sul.


Porém, com o crescimento dos casos notificados de dengue, o fumacê entrou em uma segunda etapa de aplicação, em mais de 60 localidades. Os caminhões fazem a dispersão do produto quando a temperatura é amena, por serem os períodos mais favoráveis para que o Aedes circule e seja afetado pelo inseticida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os horários são de segunda a sábado, das 4h30 às 10h e das 16h às 21h. Aos domingos, apenas pela manhã. Nesse período, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é para que a população proteja os animais domésticos, comedouros, bebedouros e alimentos, evitando a contaminação. E mantenha os ambientes abertos e arejados para que o inseticida adentre nos imóveis.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta quinta (5) e sexta-feira (6)

Concerto da Osuel com obras de Mozart e Beethoven fecha a temporada 2024

Imagem de destaque
12 áreas disponíveis

Leilão da Cidade Industrial em Londrina será retomado dias 11 e 12 de novembro

Imagem de destaque
“Parábola da Alma Boa”

Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana

Imagem de destaque
Contratações até 12 de janeiro

Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense


A dispersão do inseticida não é feita em dias de chuva, ventos fortes ou demais condições climáticas desfavoráveis. E o intervalo entre cada aplicação na mesma localidade varia de três a cinco dias. As áreas contempladas nesta segunda programação devem ser atendidas até o dia 30 de abril.

Publicidade


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, reforça que o fumacê está sendo direcionado aos locais com alta nas notificações de dengue e onde há maior índice de focos do mosquito. "Esse é um trabalho que depende da colaboração da comunidade. Os focos estão dentro das casas e cada londrinense precisa agir para eliminá-lo. Sem essa união de forças, teremos cada vez mais casos de dengue ou outras doenças que o Aedes pode transmitir”, frisou.


Além do fumacê, a Coordenação de Endemias da SMS também executa outras medidas para conter a proliferação do Aedes. As equipes intensificaram as visitas de rotina, feitas de segunda a sexta-feira em horário comercial e aos sábados das 8h às 14h.

Publicidade


Nos imóveis considerados "críticos”, com histórico de focos do mosquito transmissor, as visitas são repetidas mensalmente. E os que estão fechados para venda ou aluguel, é feito contato com a imobiliária ou corretor para que seja agendada a vistoria.


Lista de bairros programados para aplicação do fumacê:

Publicidade


Região Sul: Pind (Parque das Indústrias); jardins Franciscato, Atlanta, Del Rey, Santa Joana, Campos Elísios, Novo Perobal, Jatobá, Neman Sayhun, Vale Azul, Piza, Monte Belo; conjuntos Saltinho, Jamile Dequech, Alto Cafezal, São Lourenço, Roseira, Cristo Rey; e parque Ouro Branco.


Região Leste: jardins Santa Fé, Marabá, Meton, Castelo, Morumbi, Espanha, Kase, vilas Yara, Casoni, Góes, Santa Terezinha e conjunto Pindorama.

Publicidade


Região Noroeste: conjuntos Parigot de Souza, Chefe Newton, Santa Rita V, Carnascialli, Hilda Mandarino; jardins Vista Bela, Continental, Paraty, Palmas, Maria Celina, Nossa Senhora Aparecida, Maria Lúcia, Santa Madalena, Nova Olinda, Cabo Frio, Imagawa; parques Residencial do Café, São Jorge, Ouro Verde, e Residencial Elisabeth.


Região Oeste: jardins Itamaraty, Bancários, Alvorada, Sumaré e Hedy.

Região Norte: conjuntos Luiz de Sá (I e II), Aquiles, Assis, Semíramis (I e II), Sebastião de Melo, Violin (I e II), Maria Cecília (I e II), Vivi Xavier; jardins Dom Vicente, Campos Verdes, Itapoá, Belém, Paris, Athenas; Heimtal; Portal do Sol, Residencial Professora Marieta, Portal do Sol.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo