Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Com bikes elétricas

GM aguarda compra de EPIs para iniciar patrulhamento sobre bicicletas em Londrina

Pedro Marconi - Grupo Folha de Londrina
20 dez 2022 às 09:53
- Vivian Honorato/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A GM (Guarda Municipal) de Londrina deve começar no ano que vem uma nova modalidade de patrulhamento ostensivo e preventivo. A ideia da secretaria municipal de Defesa Social é que os agentes possam fazer as rondas e a segurança por meio de bicicletas elétricas. O município recebeu quatro bicicletas por meio do MPT (Ministério Público do Trabalho) e ainda vai lançar uma licitação para comprar mais quatro.


“É uma inovação que trazemos para o serviço. Não tem nada a ver com aquilo que já se viu por uso de outras forças de segurança. O nosso projeto de bicicletas tem a ver com a nossa atribuição, com os bens, serviços e instalações do município. Nesse pacote temos praças e logradouros públicos”, destacou Pedro Ramos, responsável pela pasta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O secretário afirmou que os guardas com bicicletas farão um trabalho em conjunto com as viaturas. A prefeitura, inclusive, já tem um carro específico para transportar as bikes. “É uma viatura e quatro bicicletas por equipe, ou seja, a viatura faz o patrulhamento dela nos próprios do entorno do Calçadão, por exemplo, enquanto que as bicicletas fazem nos locais onde tem circulação de pessoas. Desse ponto podemos ir para outros locais, como o entorno do lago Igapó, Cabrinha, Lagoa Dourada. Temos vários lugares que demandam da segurança pública.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como participar!

26º Festival Kinoarte de Cinema recebe inscrições para competitivas de curtas

Imagem de destaque
Projetos educativos

Escolas municipais de Londrina preparam alunos para se comunicar

Imagem de destaque
Temperatura máxima de 24°C

Previsão: terça-feira será de tempo nublado e sem chuvas em Londrina e na região

Imagem de destaque
Refeição completa

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta terça-feira


A secretaria aguarda a licitação para adquirir os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para colocar a iniciativa em prática. No mesmo edital serão compradas as quatro bicicletas elétricas. A estimativa é de que o gasto total com os materiais e os outros meios de transporte seja de R$ 45,8 mil. No início de dezembro, inclusive, a secretaria municipal de Defesa Social enviou um ofício pedindo urgência no processo de aquisição para a secretaria municipal de Gestão Pública.


A expectativa era usar as bicicletas já na operação Natal deste ano, no entanto, a licitação ainda não foi lançada pela Gestão Pública. “A licitação traz a maior transparência possível na aplicação do recurso público e tem suas nuances, com a morosidade natural. Então, estamos aguardando a conclusão disso para iniciarmos”, ponderou.


Continue lendo na Folha de Londrina

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade