O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, entregou oficialmente ao prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, o relatório final do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Petic) da prefeitura do município. O documento contém 144 projetos e 18 recomendações para melhorias na área de TIC de Londrina, prevendo investimentos em torno de R$ 48 milhões até 2016.
Entre os projetos mais importantes apontados no relatório está o de geoprocessamento, que inclui a implantação de um sistema de informações geográficas de Londrina; a Cidade Digital; substituição de todos os links de comunicação de dados de velocidades baixas por fibra ótica e o serviço 156 - número de telefone que o cidadão pode ligar e pedir informações ou fazer reclamações.
A implementação destes projetos, de acordo com o prefeito Alexandre Kireeff, será revertida em qualidade nos serviços públicos. "Queremos, por exemplo, que as secretarias de Educação e Saúde tenham ações integradas, ágeis e com abrangências necessárias para atenderem as expectativas do londrinense. Precisamos dar um passo adiante e tenho certeza de que o caminho para este passo, para esta diferenciação, passa por este trabalho que a Celepar está nos entregando", ressaltou.
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
CONTINUIDADE
Como informou Jacson Leite, os projetos identificados neste trabalho poderão ser desenvolvidos pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná. Entre eles, a estruturação da central 156 e cases de Business Intelligence (BI’s) sobre a receita e despesa do município, e na área da educação, pontos já priorizados pela prefeitura.
Em relação à elaboração do planejamento de TIC à Prefeitura de Londrina, Jacson Leite disse que a Celepar pode prestar serviço semelhante a outros municípios paranaenses, bem como apresentar uma linha própria de produtos, entre os quais o Sistema de Monitoramento de Veículos. "Uma das metas da companhia para 2014 é ampliar a atuação no interior do Estado", finalizou.
Na prefeitura, o trabalho foi coordenado pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson. Ele explicou que, a partir de agora, os 144 projetos serão analisados e priorizados pelo comitê deliberativo, órgão composto pelo vice-prefeito e secretários municipais.