Integrantes do Núcleo Permanente de Segurança Pública de Londrina fizeram nesta quarta-feira (6) uma visita à sede do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) do Estado de São Paulo.
O grupo londrinense visitou o COPOM com objetivo de conhecer o modelo de integração das forças de segurança em São Paulo. Uma das principais ações do Núcleo neste ano será a de ativar em Londrina o CIOSP (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública). Essa unidade vai concentrar todas as forças de segurança locais – Polícia Militar, Civil, Federal, Bombeiros e Guarda Municipal – em um só ambiente, com acesso às câmeras de segurança espalhadas por toda a cidade de Londrina.
"O COPOM é o maior centro de emergência da América Latina, atendendo a 45 mil ligações diárias e 1,3 milhão de ligações mensais", disse o presidente da ACIL, Flávio Montenegro Balan. "A experiência da PM paulista serve como modelo para a integração das forças de segurança em Londrina e região", completou.
Leia mais:
Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Sessão Kinopus exibe filmes restaurados para comemorar os 90 anos de Londrina
O projeto do COPOM-Londrina, de autoria do arquiteto André Sell, já se encontra em fase adiantada de elaboração. A unidade deverá ser inaugurada ainda este ano em uma área pertencente ao 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina. "A ideia é unir esforços para o combate efetivo ao crime", afirmou Balan. "Sem segurança, não há desenvolvimento."
O COPOM paulista tem um efetivo de 800 policiais que recebem treinamento intensivo em um laboratório de simulações de ocorrências por computador antes de se dedicarem ao trabalho cotidiano. Entre os princípios da unidade estão o de "apresentar-se como o principal canal de comunicação entre a população e a polícia" e "comprometer-se com a verdade, o profissionalismo, a justiça e a transparência". Um dos mais importantes instrumentos do COPOM é o Olho de Águia, em que helicópteros fazem o monitoramento de toda a região metropolitana de São Paulo.
Além de Balan, fizeram parte da comitiva o secretário municipal de Defesa Social de Londrina, coronel Rubens Guimarães; o comandante do 5º BPM-Londrina, tenente-coronel Samir Elias Geha; o presidente do Sinduscon Norte, Gerson Guariente Júnior; o delegado-chefe da Polícia Civil, Márcio Amaro; o arquiteto André Sell, do Clube de Arquitetura de Londrina; o vereador Péricles Deliberador, presidente da Comissão de Segurança da Câmara de Londrina; e o diretor da ACIL e coordenador do Núcleo Permanente de Segurança, Marcelo Bisatto Cardoso.