Atendendo reivindicação de moradores da avenida Inglaterra que protestaram após a morte de um idoso atropelado na via, a prefeitura de Londrina iniciou na quarta-feira (24) a construção de duas faixas elevadas para travessia de pedestres na avenida Inglaterra.
Nos últimos dez meses, foram construídas 30 faixas elevadas em locais considerados de alto risco. As vias são apontadas em um mapa divulgado pela CMTU.
De acordo com o município, outras 13 faixas serão construídas nos próximos meses e o Ippul ainda estuda a inclusão de outros dez pontos no projeto (veja tabela abaixo).
"Entendemos que este recurso tem sido muito eficiente para a atenção dos condutores, já que a faixa elevada o obriga a reduzir a velocidade, oferecendo mais segurança para a travessia dos pedestres. Temos dado preferência aos locais que apresentam características de risco para essa travessia, com grande concentração de pessoas", diz José Carlos Bruno de Oliveira, presidente da CMTU.
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Segundo o diretor de trânsito da Companhia, Hemerson Pacheco, é significativa a mudança de comportamento do motorista nas vias em que foram construídas as faixas elevadas."Além de ela chamar a atenção há alguns metros de distância, o condutor "tira o pé" automaticamente, tendo, inclusive, que mudar de marcha, saindo de uma mais leve e veloz para uma mais pesada. Somente isso já é uma intervenção importante, a qual oferece mais segurança no caso de alguém estar atravessando a rua, para que o motorista visualize, pare e espere", defende Pacheco.
Faixas que serão construídas, em ordem de programação
1. Av. Inglaterra, próxima ao Supermercado Viscardi (em execução)
2. Av. Francisco Gabriel Arruda, em frente à Escola Municipal Moacyr Camargo Martins
3. Av. Guilherme de Almeida, 2.739, em frente à Escola Osvaldo Cruz
4. Rua Alvorada, em frente à Escola Municipal Eurides Cunha
5. Av. Saul Elkind, próxima ao número 523
6. Av. Saul Elkind, próxima ao número 4.618
7. Av. Sílvio de Barros, em frente ao Terminal Gavetti (2 faixas)
8. Av. Arthur Thomas, em frente à UPA
9. Av. Santos Dumont, em frente à Praça Nishinomiya (3 faixas)
10. Rua Sebastião A. São Callero, próxima à Sede Provincial das Irmãs de Santa Ana
Projetos de faixas que aguardam análise do IPPUL
1. Av. Luigi Amorese no cruzamento com a rua Óleo Pardo
2. Av. Arthur Thomas, entre as ruas Serra dos Parecis e Serra do Cadeado
3. Av. Duque de Caxias, em frente ao Colégio Maxi
4. Terminal Acapulco
5. Terminal Vivi Xavier
6. Rua José da Silva, em frente ao Mercado Tonhão
7. Av. Gines Parra, em frente ao Mercado São Marcos
8. Av. Saul Elkind, em frente à Igreja Presbiteriana e Caixa Econômica Federal
9. Rua Lázaro José Carias de Souza, em frente à Escola Municipal Nara Manela
10. Av. Santos Dumont, no cruzamento com a rua Luiz Rosseto