Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obra aguardada pela comunidade

Londrina: campus da UEL passa por reformas para melhorar acessibilidade

Douglas Kuspiosz - Especial para a FOLHA
04 jun 2023 às 16:07
- Gustavo Carneiro/Grupo Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O campus da UEL (Universidade Estadual de Londrina) está passando por obras de acessibilidade no calçadão, no CLCH (Centro de Letras e Ciências Humanas) e no CCB (Centro de Ciências Biológicas). As intervenções visam facilitar a circulação da comunidade da instituição, pensando na população PCD (Pessoas com Deficiência).


A coordenadora do NAC (Núcleo de Acessibilidade), Ingrid Ausec, destaca a importância das melhorias no calçadão, já que é um ponto de ligação entre vários espaços do campus. Trata-se de uma obra aguardada pela comunidade e por visitantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Nós somos uma universidade antiga, com construções que, na época em que foram feitas, ninguém pensava em acessibilidade. Muitas obras, reformas de acessibilidade, foram feitas à medida que as demandas iam aparecendo”, afirma Ausec. “As obras vão garantir maior autonomia dos estudantes com deficiência, para ir de um espaço a outro dentro da universidade com mais segurança.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Novela 'parada'

Após problemas na quadra do Moringão, Prefeitura de Londrina vai abrir licitação para troca de piso

Imagem de destaque
Neste sábado

Apenas 22% das crianças foram tomar a vacina contra dengue em Londrina; Dia D terá mutirão em shopping

Imagem de destaque
Oportunidade

Prefeitura de Londrina divulga bolsas de estudo integrais para cursos de Engenharia em Londres

Imagem de destaque
Dias 2 e 9 de março

Bazar em shopping de Londrina arrecada recursos para despesas com cães de terapia


Segundo a coordenadora, 157 estudantes com deficiência passaram pelo NAC no ano letivo de 2022, mas o número de acadêmicos PCD tende a ser maior, já que a autodeclaração de deficiência é opcional.

Publicidade


“A gente vai trabalhar questões mais individualizadas com aqueles que declaram, mas isso não quer dizer que a universidade não pense na acessibilidade e na inclusão dos estudantes que não declararam. Hoje, 100% das obras de reforma ou construção já são pensadas dentro da legislação que exige questões de acessibilidade física, por exemplo”, explica Ausec. Ela cita ainda que são feitas capacitações e formações continuadas com o corpo docente.


O diretor de Obras e Manutenção da Prefeitura do Campus da UEL, Rafael Cezar Fujita, diz que a instituição conseguiu viabilizar as obras nos últimos anos, através de recursos próprios por conta da negociação da folha de pagamento dos servidores para o Banco do Brasil.


LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA FOLHA DE LONDRINA:

Imagem
Campus da UEL passa por reformas para melhorar acessibilidade
O campus da UEL (Universidade Estadual de Londrina) está passando por obras de acessibilidade no calçadão, no CLCH e no CCB

LEIA TAMBÉM:

Imagem
Cops da UEL lança edital para concurso da prefeitura de Rolândia
A Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL divulgou edital para concurso do Instituto de Previdência Municipal de Rolândia, da Prefeitura de Rolândia.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade