Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Do Nelsão da UEL

Londrina: Livro sobre trajetória do SUS será lançado na AML

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
21 set 2023 às 10:45
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O livro “SUS e Estado de bem-estar social: perspectivas pós-pandemia” (Hucitec Editora), do médico sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, será lançado em Londrina nesta quinta-feira (21). O evento é promovido pela Alumni UEL (Associação dos Ex-Alunos da UEL).


O autor, conhecido como “Nelsão”, foi professor de Saúde Coletiva da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e, ainda na década de 1970, participou da instalação das primeiras UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município. Ao longo de sua carreira, se tornou uma referência na área, e nesta nova obra lança um olhar completo sobre o sistema de saúde pública do Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Santos explica que, na ocasião do lançamento, vai abordar os principais ângulos trabalhados em sua obra. Alguns dos aspectos são os impactos para a população nos 34 anos do SUS (Sistema Único de Saúde), que foi criado na Constituição Federal de 1988. Ele cita, inclusive, a recente fase aguda da pandemia da Covid-19.

Leia mais:

Imagem de destaque
No CT da SM Sports

Londrina EC faz jogo-treino contra o Cascavel em outro teste para a Série C

Imagem de destaque
Almoço bom e barato

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quarta-feira

Imagem de destaque
Assista ao vídeo

FAB intercepta aeronave com cocaína em Londrina; piloto é preso no interior de SP

Imagem de destaque
Conhecimento e diversão

Estudantes de Londrina e região marcam presença no Parque de Exposições


Além disso, lista as “distorções e tendências negativas nos 34 anos de vigência das diretrizes constitucionais do SUS e consequências na saúde da população e nas condições de trabalho dos profissionais de saúde” e o “predomínio da esfera federal, como política de Estado, nas distorções e tendências negativas”. Um último aspecto a ser discutido são as perspectivas a médio e longo prazo do sistema.


À FOLHA, o conselheiro geral da Alumni UEL, Gilberto Berguio Martin ressalta que Santos “é um dos principais pensadores do SUS” e que o livro apresenta a sua bagagem de conteúdo.


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Livro sobre trajetória do SUS será lançado em Londrina
O livro “SUS e Estado de bem-estar social: perspectivas pós-pandemia” (Hucitec Editora), do médico sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos, será lançado em Londrina na próxima quinta-feira (21)
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade