A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realizou a cerimônia de formatura e entrega dos certificados aos 21 agentes guardas municipais que passarão a colaborar na fiscalização do trânsito no município. A solenidade aconteceu, às 10 horas, no auditório do Senac, região central.
Os guardas cumpriram 200 horas de treinamento teórico e prático nos meses de setembro e outubro. A grade das aulas respeitou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e à portaria 94/2017 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, informou que o objetivo dessa atividade, além de atender a uma legislação federal que outorga às guardas municipais essa possibilidade, é atender melhor a população. "Se nós temos mais agentes nas ruas, podendo socorrer as pessoas num momento de infortúnio no trânsito, durante o patrulhamento pelos próprios municipais, como por exemplo se o GM se deparar com uma infração de trânsito em frente a uma escola, colocando em risco a vida de uma criança, nós teremos um guarda para atuar. Teremos quatro ou cinco guardas por turno que poderão atender num momento em que a CMTU não estiver atuando, e prestar um bom atendimento para a população”, informou.
Leia mais:
Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano
Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo
Fim de semana será de tempo instável com chuvas em Londrina e municípios da região
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
O trabalho de fiscalização passa a valer a partir desta segunda-feira (4) e funcionará 24 horas por dia. Ainda de acordo com o secretário, a instituição não assume a responsabilidade pelo trânsito na cidade. "A incumbência primária do trânsito na cidade é da CMTU (no trânsito das vias em geral), e da companhia de trânsito da Polícia Militar, no que se refere à elaboração de boletim e atendimento de acidentes. O trabalho dos guardas será de atender, caso se deparem com alguma situação de trânsito durante os turnos de patrulhamento, e dar uma resposta imediata para a população”, explicou.
Para o diretor de Trânsito da CMTU, Sérgio Dalbem, o trabalho da guarda vem somar com o dos agentes da companhia, fazendo a mesma fiscalização durante o dia, e complementando durante à noite, quando há mais dificuldades. "Ao mesmo tempo a guarda não deixa de fazer seu trabalho, pois essa nova atividade é um complemento. Conforme for fazendo o trabalho de patrulhamento na via e for se deparando com infrações, previamente cometidas pelos usuários da via, eles podem tomar as providências cabíveis, sempre de acordo com a lei”, informou.
No final da cerimônia todos os agentes receberam os certificados de formação. Foi feita também a assinatura do plano de trabalho e de um termo de cessão dos equipamentos que são 4 palms (aparelho para impressão da infração), além de carregadores, baterias e bobinas.