Londrina

Londrinenses saem às ruas para curtir o calor no domingo

31 ago 2020 às 10:28

Com os termômetros batendo os 32ºC neste domingo (30), os londrinenses quebraram o isolamento da pandemia causada pelo novo coronavírus e passaram o dia quente em áreas, parques e praças reabertos há duas semanas, após quase cinco meses de restrição. A Barragem do Lago Igapó foi um dos pontos escolhidos para curtir o calor, mas não com segurança. Mau uso das máscaras, narguilé compartilhado entre amigos e crianças utilizando o playground fizeram parte da programação.


Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a temperatura vai continuar alta ao longo da semana. "A tendência é seguirmos o padrão de hoje, com temperaturas amenas de manhã e bastante calor à tarde, com temperatura acima dos 30ºC”, aponta Samuel Braun, meteorologista da instituição. O período quente mesmo no inverno é conhecido como bloqueio atmosférico, ou veranico, em que a circulação do vento impede o avanço das frentes frias.


Boletim municipal: Londrina tem duas novas mortes e mais 149 confirmações de Covid-19


A mudança de temperatura foi sentida por Rose Rocha, 53. "Bem melhor agora, na semana passada a gente estava de blusa de lã”, ri. Ela e o marido caminham à beira do Lago Igapó e destacam o domingo atípico não só na temperatura. "A gente mora aqui perto. Mesmo proibido, já estava cheio de gente antes, mas hoje é um dos dias mais lotados”, destaca Adauto Rocha, 83. "E eu tenho notado que mais de 60% das pessoas estão sem máscara”, acrescenta Rose.


Antônio Aparecido Amorin, 56, tirou a tarde para se exercitar com a bicicleta. Para ele, calor e a abertura das áreas públicas contribuíram para que as pessoas frequentassem o local, mas conta que as regras já não eram obedecidas antes. "Semana passada tinha metade de gente que tem hoje, mas estava frio. Só funcionou nas primeiras duas semanas da interdição, depois o pessoal começou a frequentar de novo”, afirma.

Confira mais detalhe sobre a quarentena em Londrina no último final de semana lendo a matéria completa.


Continue lendo