O dia 18 de junho é celebrado no Brasil como o dia da Imigração Japonesa. Uma referência a 18 de junho de 1908, quando chegou ao Porto de Santos os primeiros imigrantes japoneses, no navio Kasato Maru. Em Londrina, a Paróquia Pessoal Nipo-brasileira Imaculada Conceição (Rua Belo Horizonte, 795), celebra uma Missa em Ação de Graças, no domingo, 23 de junho, às 8h30.
A Santa Missa quer homenagear e valorizar a cultura e a contribuição dos japoneses em mais de um século de presença no Brasil, país que mais abriga japoneses e descentes fora do Japão, com mais de 2 milhões de nikkeis, 25 mil deles em Londrina.
A Missa será celebrada em português com algumas inserções em japonês, como a leitura bíblica e os cantos, que serão executados todos em japonês pelo Coral Akatsuki no Hoshi, da Paróquia Nipo-brasileira, além de decoração típica.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Imagem de Nossa Senhora japonesa
Durante a Missa pelos 116 anos da imigração japonesa, o pároco da Paróquia Nipo-brasileira, padre Emanuel José de Paula, vai apresentar aos paroquianos a imagem de Nossa Senhora de Akita, que ficará exposta no salão paroquial, trazida diretamente do Japão para a comunidade.
Nossa Senhora de Akita é o título de uma aparição de Nossa Senhora relatada em 1973 na região remota de Yuzawadai, pertencente à cidade de Akita, no noroeste do Japão, pela freira Agnes Katsuko Sasagawa. Nossa Senhora de Akita foi a última aparição mariana do século XX reconhecida pelo Vaticano.
No ano de 1988, a Igreja Católica Apostólica Romana, por meio do Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, do Vaticano, o então Cardeal Joseph Ratzinger, proferiu julgamento em caráter definitivo sobre os eventos e as mensagens de Akita, considerando-os confiáveis e dignos de fé. (Fonte: Panib – Pastoral Nipo-brasileira)
Serviço
Missa em Ação de Graças pelos 116 anos da Imigração Japonesa no Brasil
Domingo, 23 de junho, às 8h30
Local: Paróquia Pessoal Nipo-brasileira Imaculada Conceição (Rua Belo Horizonte, 795)