Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Daisaku Ikeda

MP pede providências para Prefeitura de Londrina faça reabertura de Parque Ecológico fechado desde 2016

Guilherme Marconi - Grupo Folha
29 jun 2023 às 18:26
- Divulgação/PM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério Público do Paraná expediu recomendação administrativa ao prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), e aos secretários municipais de Obras e Pavimentação e do Meio Ambiente para que sejam adotadas providências para a promoção de melhorias e adequações no Parque Ecológico Daisaku Ikeda, localizado na zona rural da cidade. 


De acordo com a 20ª Promotoria de Justiça, que assina o documento, o local – uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral – encontra-se em situação de abandono e depredação desde que foi interditado para visitação pública, em 2016, após a ocorrência de fortes chuvas, que causaram grandes danos na estrutura do espaço.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao mesmo tempo em que cientificou formalmente os gestores públicos envolvidos pelas possíveis responsabilidades decorrentes de eventual omissão na gestão da Unidade – inclusive por ato de improbidade administrativa – a medida administrativa do MPPR elencou uma série de ações a serem adotadas para o cuidado com o local. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Saúde e bem-estar

Londrina: pacientes de Unidades Básicas de Saúde podem participar de grupos de atividade física

Imagem de destaque
Temperatura sobe no sábado (18)

Previsão: final de semana será de tempo instável e chuvas em Londrina

Imagem de destaque
Ingressos esgotados

Djavan faz show em Londrina nesta sexta-feira para encerramento da turnê ‘D’

Imagem de destaque
Licitação no fim deste ano

Viaduto de Lerroville vai ser construído na última fase da duplicação da PR-445


Uma delas é o reforço da segurança institucional e o patrulhamento pela Guarda Municipal na região onde está situado o Parque Ecológico. Além disso, foram indicadas ações para a revitalização do local, assim como sua efetiva interdição enquanto não forem finalizadas as obras que permitam a reabertura ao público com a segurança necessária.  No início de junho, uma criança de dois anos desapareceu no parque após um passeio com os pais no local. O corpo foi encontrado dias depois no Ribeirão Três Bocas. Os pais teriam percebido o sumiço dois quilômetros depois de colocar o bebê no carro. 


Manutenção 

Foram ainda recomendadas providências para que seja inserido em legislação orçamentária os recursos necessários à manutenção contínua da Unidade de Conservação, assim como a adequação do registro do Parque Ecológico Daisaku Ikeda no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação do Instituto Água e Terra (IAT), medida necessária para que seja assegurado o repasse de ICMS Ecológico ao Município de Londrina.


Imagem
'Esquecido', parque Daisaku Ikeda se divide entre abandono e vandalismo
Inaugurado em 2000 para ser mais uma opção de lazer em meio à natureza para o londrinense, o Parque Ecológico doutor Dai
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade