Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na Vila Casoni

Prefeitura vai renovar cessão de mercadão para agricultura familiar

Redação Bonde com N.Com
06 jul 2019 às 15:49
- Fotos Públicas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito Marcelo Belinati, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Ronaldo Siena e o presidente da Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-Ld), Luiz Cândido de Oliveira, estiveram no Mercado do Campo da Vila Casoni, na manhã deste sábado (6), para renovar o termo de cessão do espaço para o uso da agricultura familiar. O mercado fica Rua Caraíbas, 452, na Vila Casoni, região central de Londrina e é utilizado desde 2015 como uma central de distribuição de alimentos. Com a renovação, a intenção é valorizar a agricultura familiar e garantir a qualidade da merenda escolar servida na rede municipal.


O "Mercado do Campo: central da agricultura familiar" é um barracão com 1.373,70 metros quadrados de área total e 492,73 metros quadrados de área construída. Ele é utilizado, desde 2015, como uma central de distribuição de alimentos da agricultura familiar. Assim, os produtores rurais - que comercializam seus produtos com os projetos governamentais, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) - levam suas mercadorias até esse barracão. De lá, os integrantes da Coafas (Cooperativa de Agricultura Familiar Solidária) se encarregam de fazer a distribuição dos produtos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o gerente administrativo da Coafas, Denilson Eduardo Saraiva, a parceria viabiliza o trabalho dos produtores rurais de Londrina e ajuda em sua distribuição. "Sem a cessão do espaço, o trabalho ficaria inviável. Não há como os produtos saírem do campo direto para as escolas, porque temos vários sócios e nem sempre existe um local de ponto de encontro viável para eles se encontrarem e juntarem os produtos para a entrega."

Leia mais:

Imagem de destaque
Símbolo de luta

Morre em Londrina Renan Cavalari, criador da Sereia do Amazonas

Imagem de destaque
Novos mocós

Região central tem quase metade dos imóveis abandonados de Londrina

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Neste sábado

Rádio AlmA Londrina abre inscrições para Oficina de Criação de Podcasts gratuita


Dessa forma, a cessão do espaço ajuda os agricultores, que não precisam fazer o fretamento de caminhões para a distribuição das hortifrutis de suas produções até escolas e entidades, facilitando a logística de distribuição dos alimentos e o trabalho dos envolvidos. Além disso, há uma câmara refrigerada que garante a maior durabilidade dos alimentos perecíveis.

Publicidade


Com essa iniciativa, mais de 400 famílias participantes da Coafas recebem apoio do município, por meio da SMAA (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento). Assim, sempre que necessário, eles podem buscar orientações com os técnicos da secretaria.


A intenção da secretaria, portanto, é valorizar a agricultura familiar, garantindo a segurança alimentar e programas de alimentação saudável, visto que estes buscam a garantia da qualidade da merenda escolar servida na rede municipal de ensino de Londrina. Isso porque, por meio do PAA e PNAE, os alunos da educação básica, matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias, recebem na merenda escolar parte dos alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Além disso, através do PAA, os alimentos são distribuídos gratuitamente a pessoas ou famílias que precisam de suplementação alimentar devido à situação de insegurança alimentar e nutricional que se encontram e também para as entidades de assistência social. Segundo prefeito Marcelo Belinati, o Mercado do Campo garantirá, ainda, alimentos de qualidade para o Restaurante Popular. "Este já voltará a funcionar a partir do dia 20", garantiu.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade