O prefeito Marcelo Belinati, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Ronaldo Siena e o presidente da Companhia de Habitação de Londrina (COHAB-Ld), Luiz Cândido de Oliveira, estiveram no Mercado do Campo da Vila Casoni, na manhã deste sábado (6), para renovar o termo de cessão do espaço para o uso da agricultura familiar. O mercado fica Rua Caraíbas, 452, na Vila Casoni, região central de Londrina e é utilizado desde 2015 como uma central de distribuição de alimentos. Com a renovação, a intenção é valorizar a agricultura familiar e garantir a qualidade da merenda escolar servida na rede municipal.
O "Mercado do Campo: central da agricultura familiar" é um barracão com 1.373,70 metros quadrados de área total e 492,73 metros quadrados de área construída. Ele é utilizado, desde 2015, como uma central de distribuição de alimentos da agricultura familiar. Assim, os produtores rurais - que comercializam seus produtos com os projetos governamentais, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) - levam suas mercadorias até esse barracão. De lá, os integrantes da Coafas (Cooperativa de Agricultura Familiar Solidária) se encarregam de fazer a distribuição dos produtos.
Segundo o gerente administrativo da Coafas, Denilson Eduardo Saraiva, a parceria viabiliza o trabalho dos produtores rurais de Londrina e ajuda em sua distribuição. "Sem a cessão do espaço, o trabalho ficaria inviável. Não há como os produtos saírem do campo direto para as escolas, porque temos vários sócios e nem sempre existe um local de ponto de encontro viável para eles se encontrarem e juntarem os produtos para a entrega."
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Dessa forma, a cessão do espaço ajuda os agricultores, que não precisam fazer o fretamento de caminhões para a distribuição das hortifrutis de suas produções até escolas e entidades, facilitando a logística de distribuição dos alimentos e o trabalho dos envolvidos. Além disso, há uma câmara refrigerada que garante a maior durabilidade dos alimentos perecíveis.
Com essa iniciativa, mais de 400 famílias participantes da Coafas recebem apoio do município, por meio da SMAA (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento). Assim, sempre que necessário, eles podem buscar orientações com os técnicos da secretaria.
A intenção da secretaria, portanto, é valorizar a agricultura familiar, garantindo a segurança alimentar e programas de alimentação saudável, visto que estes buscam a garantia da qualidade da merenda escolar servida na rede municipal de ensino de Londrina. Isso porque, por meio do PAA e PNAE, os alunos da educação básica, matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias, recebem na merenda escolar parte dos alimentos produzidos pela agricultura familiar.
Além disso, através do PAA, os alimentos são distribuídos gratuitamente a pessoas ou famílias que precisam de suplementação alimentar devido à situação de insegurança alimentar e nutricional que se encontram e também para as entidades de assistência social. Segundo prefeito Marcelo Belinati, o Mercado do Campo garantirá, ainda, alimentos de qualidade para o Restaurante Popular. "Este já voltará a funcionar a partir do dia 20", garantiu.