Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Transformação

Projeto de esportes potencializa a ressocialização de jovens em Londrina

Pedro Marconi - Grupo Folha
25 jun 2024 às 09:45
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O esporte tem sido usado como propulsor de transformação de adolescentes em conflito com a lei em Londrina. Há cerca de um ano, o projeto Nova Jornada é desenvolvido com jovens internados nos Censes (Centros de Socioeducação) um e dois e na Casa de Semiliberdade. 


“O projeto surgiu da necessidade de ofertar para os adolescentes em conflito com a lei a prática esportiva, porque é um direito do adolescente e está previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e também na lei que rege o sistema”, destaca a agente socioeducativo Marluce Zambrin.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A servidora é a idealizadora e coordenadora da iniciativa, que contempla cerca de 50 garotos entre 13 e 17 anos. Além de ter a prática esportiva de várias modalidades dentro das unidades, num trabalho diferenciado em relação às aulas de educação física, eles têm a oportunidade de irem até os lugares participarem das atividades. As saídas são avalizadas pela Justiça e eles são acompanhados pelos agentes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Máxima de 24°C

Previsão do tempo: Quarta-feira será de sol e temperatura amena em Londrina e região

Imagem de destaque
Concerto no domingo (21)

Alunos e professores de projetos sociais brilham no Festival Internacional de Música de Londrina

Imagem de destaque
Experimento cênico

Laboratório de Teatro em Grupo apresenta "A Cidade de Nós" em Londrina

Imagem de destaque
Nesta quarta-feira (17)

Samba e choro se encontram no Festival Internacional de Música de Londrina


Uma parceria com a FEL (Fundação de Esportes de Londrina), que ajuda associações e entidades por meio do Feipe (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos), permite a oferta do esporte.

Publicidade


“A oferta do esporte para o adolescente que não está em conflito com a lei já é difícil. Imagina para um adolescente que tem todas a situação de vulnerabilidade. O fato de o adolescente sair da unidade para praticar a atividade é muito mais prazerosa do que levar um professor para dentro da unidade. Tem toda uma questão de pertencimento que o adolescente sente ao participar da atividade junto com a comunidade”, pontua.


Entre as modalidades hoje desenvolvidas estão futsal, vôlei, futebol, atletismo, canoagem para lazer, xadrez. “Também procuro levar oficinas para dentro das unidades. Tivemos a oficina de badminton, por exemplo, em que o técnico de badminton da cidade foi até o Cense e passou uma tarde toda com todos os adolescentes. Está agendada a oficina de rugby”, comenta.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Projeto esportivo potencializa a ressocialização de jovens em Londrina
Projeto Nova Jornada usa esporte para transformar jovens em conflito com a lei em Londrina, oferecendo inclusão e oportunidades através de diversas modalidades.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade