O secretário da Junta Militar em Londrina, Gilberto Cardoso, foi afastado nesta sexta-feira (27/04) da função sob acusação de receber dinheiro para dispensar um jovem do serviço militar. Uma microcâmera de televisão flagrou o momento em que ele pegava R$ 200,00 de um rapaz que não queria servir. O Exército e a Prefeitura de Londrina vão investigar a partir da próxima semana se Cardoso faz parte de um esquema maior de corrupção. Ele é servidor municipal cedido à Junta Militar.
Nas imagens da TV Coroados (afiliada da Rede Globo), veiculadas em rede nacional, o acusado recebe o dinheiro e afirma que seria a única maneira de o jovem se livrar do serviço obrigatório. O denunciante alega que não gostaria de ser convocado por querer se dedicar aos estudos.
O caso também chamou a atenção do comando da 15ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), que engloba 19 delegacias de alistamento no Estado. O tenente-coronel Washington D"Almeida Santana afirmou que serão ouvidos funcionários da delegacia de Londrina (que reúne 22 juntas do Norte do Estado), além de ser feito um levantamento de todas as dispensas ocorridas nos últimos anos.
Leia mais:
Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
Escritor londrinense lança romance 'O Gringo do Bom Jesus'
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Projeto da UEL vai atender empreendedores da área de alimentação
* Leia mais em reportagem de Lúcio Flávio Moura na edição da Folha de Londrina/Folha do Paraná deste sábado