A Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) encontrou um vazamento de esgoto no córrego Capivara, próximo da baixada da Avenida Garibaldi Deliberador, zona sul de Londrina. Os fiscais detectaram o despejo dos poluentes no córrego que abastece o Lago Igapó I, nesta quinta-feira (8), por causa de duas tubulações da Sanepar que apresentavam problemas de rupturas.
Em entrevista á rádio Paiquerê AM, o secretário do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, informou que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Autarquia Municipal de Saúde recolheram material para análises em laboratório. A Sema entrou em contato com a Sanepar e pediu o reparo imediato das tubulações. "O odor é inconfundível. Ligamos para a direção da Sanepar e não demos duas horas de prazo. Foi lavrado um termo de vistoria e constatação e quando chegar as análises de laboratório, vamos ver o que a equipe técnica delibera sobre a constatação", disse.
Segundo o secretário, a Sanepar tem uma estação elevatória nas proximidades e o vazamento no local é antigo. "Pela manhã (desta sexta-feira) chamei para uma reunião, no IAP, alguns dirigentes da Sanepar para tratar do assunto porque nós entendemos que eles têm que ter uma equipe técnica fazendo essas vistorias constantemente e não só quando alguém denuncia ou o município detecta o problema", acrescentou.
Leia mais:
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Em carta, Arquidiocese de Londrina orienta e destaca o Jubileu da Esperança
Após a avaliação do grupo técnico da Sema, a Sanepar pode até ser multada. "Se a equipe deliberar sobre multas, evidentemente, elas serão aplicadas", garantiu Pereira.
A assessoria de imprensa da Sanepar afirmou que está averiguando o caso antes de se pronunciar. (Com informações da rádio Paiquerê AM)