A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite até sexta-feira (22). Até o último sábado (16), a secretaria havia vacinado 28.965 crianças, de um total de 39.965, atingindo um índice de 72%. Com a prorrogação da campanha levantamento realizado na última terça-feira (19) demonstrou que o índice de vacinação aumentou para 76,5%, ou seja, apenas quatro pontos percentuais. No total, 30.604 crianças de 0 a 4 anos receberam a primeira dose da vacina contra paralisia infantil.
De acordo com Sônia Fernandes, gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Londrina não vai conseguir atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (95%). Segundo ela, a baixa procura representa grande preocupação, porque traz o risco de reintrodução da doença no país. Casos de poliomielite não são registrados no Brasil desde a década de 1980. Sônia Fernandes lembrou que o risco de reintrodução é ainda maior porque a cidade vem registrando baixa procura pela vacinação contra a pólio há alguns anos.
Segundo Sandra Caldeira de Melo, coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura baixa gera um acúmulo de pessoas suscetíveis à doença caso entrem em contato com o vírus da poiomielite. Sandra Caldeira explicou que os sintomas iniciais da paralisia infantil são os mesmos de qualquer virose, como dores no corpo, mas ressaltou que a doença causa seqüelas graves, provocando a paralisia dos membros inferiores. O vírus age nos nervos impedindo que o organismo responda aos estímulos e atrofiando os músculos. Alguns casos de paralisia infantil podem até matar.
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Sônia Fernandes esclareceu que não há nenhuma possibilidade de nova prorrogação da campanha de vacinação. Ela ressaltou que os pais que ainda não vacinaram seus filhos devem procurar as unidades básicas de saúde (UBS) até amanhã, onde as vacinas estarão sendo aplicadas das 7h às 19h, durante o horário de funcionamento normal das UBS 12h. A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil será realizada no dia 25 de agosto.