Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Invadiram terreno em maio

Temendo reintegração de posse, famílias fazem protesto por moradias no Jardim San Fernando

Samara Rosenberger - Redação Bonde
05 ago 2015 às 09:41

Compartilhar notícia

- Celso Pacheco/Equipe Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de 70 pessoas fizeram um protesto no Jardim San Fernando na manhã desta quarta-feira (5) para pedir a construção de casas do programa Minha Casa, Minha Vida, na zona leste. Cerca de 66 famílias invadiram um terreno no dia 2 de maio e permanecem alojadas em barracos.

O presidente da associação de moradores, Marcos Santos, exige resposta concreta da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), que teria prometido a edificação de residências. "Estamos estressados com as conversas. Sabemos que existem várias opções de terrenos na zona leste, mas o presidente da Cohab diz que não negocia com invasores", explica em entrevista ao Portal Bonde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Segundo ele, algumas famílias estão cadastradas há mais de 20 anos, sem serem contempladas. "Várias casas já foram entregues nas zonas norte, sul e oeste, sendo que não há previsão na região leste", reclama. "Não queremos sair daqui. Temos familiares nessa região e queremos ficar perto de nossos entes queridos", justifica Santos, ao citar a existência de um terreno de 8 mil metros quadrados que, segundo ele, seria ideal para a construção de moradias.

Leia mais:

Imagem de destaque
12 áreas disponíveis

Leilão da Cidade Industrial em Londrina será retomado dias 11 e 12 de novembro

Imagem de destaque
“Parábola da Alma Boa”

Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana

Imagem de destaque
Contratações até 12 de janeiro

Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense

Imagem de destaque
Máxima de 25°C

Quarta-feira será de tempo instável e temperatura amena em Londrina e na região


Celso Pacheco/Equipe Folha
Celso Pacheco/Equipe Folha


O representante alega ainda que o clima entre as famílias é de apreensão, já que a reintegração de posse está marcada para amanhã. "Não há tempo para esperar. Temos 54 crianças abaixo de seis anos e 34 acima de seis que não têm para onde ir", diz. "Se isso acontecer, iremos para a Câmara Municipal, a casa do povo".

Publicidade


O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, entretanto, garante que o pedido de despejo não partiu da Prefeitura. "Em princípio, a reintegração tem iniciativa privada", diz. Segundo ele, o terreno ocupado foi doado na década de 1980 pelo Lions Clube. "Recebi uma denúncia de que algumas cláusulas do processo de doação não foram cumpridas e que a situação do terreno estaria irregular". A Prefeitura instaurou um procedimento interno para averiguar a real titularidade.


A reportagem do Portal Bonde tentou contato com o presidente da Cohab, José Roberto Hoffman, mas não conseguiu retorno até a publicação desta matéria.


No final da tarde desta quarta-feira, representantes do grupo foram à Prefeitura de Londrina para se reunir com o prefeito Alexandre Kireeff (PSD). Antes do encontro, os manifestantes protestaram na antessala do gabinete. Eles foram recebidos pouco depois.


(matéria atualizada às 19h40 com a inclusão do vídeo do repórter Paulo Monteiro, do jornal NossoDia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo