Assinada na manhã desta segunda-feira (07) a resolução de criação do Mestrado Profissional em Gestão da Informação, do Departamento de Ciência da Informação, do CECA. A resolução de criação do curso inicia um processo que terá continuidade na CAPES, em Brasília.
O Mestrado Profissional é uma modalidade relativamente nova no país. Foi criada em 1995 e regulamentada em 1998. Ele se diferencia do Mestrado Acadêmico principalmente em relação ao trabalho final. Em ambos é exigido esforço de pesquisa, mas no Mestrado Profissional essa pesquisa deve responder questões específicas e problemas advindos da atuação profissional do mestrando. Além disso, o Mestrado Profissional deve dar condições para que o aluno estude e trabalhe ao mesmo tempo, pois a maioria dos profissionais não tem disponibilidade de dedicação, em tempo integral, a Mestrados Acadêmicos. As informações são da Agência UEL.
O curso foi estruturado visando capacitar profissionais inseridos no mercado de trabalho para o exercício das atividades de gestor da informação em organizações; expandir competências na gestão do conhecimento e da informação de forma a atender as demandas atuais do mercado de trabalho; aprofundar conhecimentos e ampliar perspectivas profissionais nos novos cenários e espaços da sociedade da informação e do conhecimento; estimular a reflexão teórico/prática dos profissionais da área, de forma a enriquecer a prática profissional com reflexões teóricas dos problemas do cotidiano; e agregar novos conhecimentos e habilidades, contextualizados no espaço profissional.
Leia mais:
Concerto da Osuel com obras de Mozart e Beethoven fecha a temporada 2024
Leilão da Cidade Industrial em Londrina será retomado dias 11 e 12 de novembro
Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
O curso é destinado a profissionais com experiência profissional comprovada na área de Gestão da Informação, independente do curso de graduação. Portanto, deverá atender à demanda de profissionais que atuem com informação em unidades, serviços ou espaços múltiplos em que haja necessidade de gerir a informação e o conhecimento como atividade meio e atividade fim.
Se aprovado pelos comitês da CAPES, o Mestrado Profissional em Gestão da Informação ofertará, no primeiro ano, 30 vagas, destinadas à Escola de Governo do Estado do Paraná e no ano seguinte 10 vagas destinadas à demanda pública.
A duração será de quatro períodos letivos, compreendendo os créditos em disciplinas e a defesa do trabalho final.