A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Sabará vai atender exclusivamente pacientes com suspeita ou confirmação de dengue a partir desta terça-feira (5).
A instituição funciona 24 horas e fica localizada na avenida Arthur Thomas, na Zona Oeste de Londrina. A UPA vai receber tendas com climatizadores e poltronas de hidratação para os pacientes.
Também estará disponível exclusivamente para atendimentos de pacientes com suspeita de dengue o Pronto Atendimento do União da Vitória, na Zona Sul, com horário de funcionamento das 7h às 23h, endereço rua Flor dos Alpes, 570.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, os dados sobre a situação da dengue em Londrina são alarmantes e, por isso, o atendimento exclusivo precisa ser ampliado.
"Estamos reforçando as equipes médicas, de enfermagem, administrativa e o pessoal da limpeza. Também estamos mudando a logística na questão do transporte de exames, para garantir que esses exames possam chegar rapidamente ao laboratório com carros para fazer esse transporte. Tudo isso para dar mais comodidade e celeridade no atendimento aos pacientes nesse momento", afirma.
Machado declara, ainda, que o número de casos no Município deve aumentar nas próximas quatro semanas. "O ápice da dengue pode chegar, provavelmente, a dois mil casos novos por semana, o que é muito preocupante."
VACINAÇÃO
Londrina foi a primeira cidade do Estado do Paraná a iniciar a vacinação das crianças entre 10 e 11 anos contra a Dengue.
O município recebeu 13.204 doses da vacina, correspondentes a toda a população londrinense nessa faixa etária de 10 e 11 anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A vacinação para as crianças de 10 e 11 anos está disponível em todas as 54 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município de Londrina, inclusive nos distritos rurais.
As unidades de saúde abrem às 7h, e a secretaria pede que as famílias procurem a UBS até as 18h. Não é necessário realizar o agendamento da vacinação. As famílias podem procurar o posto de saúde mais próximo de suas casas.
Os pais e responsáveis devem apenas comparecer à unidade de saúde mais próxima portando o documento pessoal da criança. As unidades dos distritos funcionam das 7h às 16h.