Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeto de lei

Vereador propõe cota para negros em concursos de Londrina

Loriane Comeli - Redação Bonde
26 fev 2011 às 11:44

Compartilhar notícia

Tito Valle, autor da proposta - CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O vereador Tito Valle (PMDB) protocolou na Câmara Municipal de Londrina o projeto de lei 78/2011, que obriga o município a reservar 10% das vagas abertas em concursos públicos tanto na administração direta quanto indireta para afro-brasileiros.

O critério para se inscrever nessas cotas será a autodeclaração do candidato como negro ou pardo. Quem fizer esta declaração falsa estará sujeito a anulação do concurso ou demissão. Pelo projeto, seria criada uma Comissão de Acompanhamento do Ingresso de Afro-Brasileiros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O autor do projeto fundamenta seu projeto no Decreto Federal 4.229, de 13 de maio de 2002, que dispõe sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). Tito Valle cita na justificativa a proposta 191, que prevê a adoção, em todos os níveis de governo, "de medidas de caráter compensatório que visem a eliminação da discriminação racial e a promoção da igualdade de oportunidades, tais como: ampliação do acesso dos afro-descendentes às universidades públicas, aos cursos profissionalizantes, às áreas de tecnologia de ponta, aos cargos e empregos públicos, inclusive cargo em comissão, de forma proporcional a sua representação no conjunto da sociedade brasileira."

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta quinta (5) e sexta-feira (6)

Concerto da Osuel com obras de Mozart e Beethoven fecha a temporada 2024

Imagem de destaque
12 áreas disponíveis

Leilão da Cidade Industrial em Londrina será retomado dias 11 e 12 de novembro

Imagem de destaque
“Parábola da Alma Boa”

Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana

Imagem de destaque
Contratações até 12 de janeiro

Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense

O vereador diz que políticas afirmativas são necessárias porque a desigualdade social e econômica entre brancos e neros ainda é grande. "Impõe-se, portanto, a efetiva adoção de ações afirmativas em relação aos afro-descendentes ou afro-brasileiros, visando à redução das desigualdades sociais", afirma o vereador na justificativa do projeto de lei.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo