Está na pauta de discussão da sessão da Câmara Municipal de Londrina desta terça-feira (8) o projeto de lei 282/2009, de autoria do vereador Tito Valle (PMDB) que cria o programa Cidadão de Bem, prevendo a concessão de meio salário mínimo (R$ 232,50) para quem denunciar o tráfico de drogas em Londrina.
A recompensa somente será paga se a denúncia resultar na apreensão de drogas ou na prisão dos envolvidos. As informações seriam recebidas por um sistema municipal, que segundo o projeto de lei, será criado, e, em seguida, serão repassadas às polícias civil, militar e federal. O projeto de lei prevê ainda garantia de sigilo ao denunciante, que também poderá fazer a denúncia anônima.
Como fonte para instituir o sistema e para conceder as recompensas, o vereador cita apenas "os recursos financeiros do Tesouro do Município de Londrina" e abre possibilidade de firmar convênio com órgãos federais para viabilizar o programa Cidadão de Bem.
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Para justificar o projeto, o vereador faz considerações sobre o crescente tráfico de entorpecentes e o número de crimes relacionados às drogas. Cita os programas de recebimento de denúncias das polícias civil e militar, mas diz entender que "o presente projeto cria mais um mecanismo que pode auxiliar e muito o trabalho das autoridades no efetivo combate ao tráfico de drogas".
Hoje, denúncias sobre o tráfico de drogas podem feitas pelos telefones 181 e 190.