Para milhares de candidatos e milhões de eleitores começa a reta final das eleições municipais de 2004, agora deve começar a esquentar o clima eleitoral principalmente nos grandes centros urbanos. Neste interim o desemprego voltou a subir em agosto, depois de três meses consecutivos de queda. A taxa, de 11,4%, foi superior à de julho, de 11,2%, conforme divulgou, ontem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O dia de hoje é sem muitas novidades internas, o que pode levar o mercado a ter um dia apático, previsão para bolsa é de estável a leve queda, enquanto os juros se mantém estáveis a alta e o câmbio estável a alta.
Destaque:
O Estado do Maranhão vai sediar o maior polo siderúrgico do país. Serão instaladas no Estado três usinas produtoras de grande porte, com capacidade total de processamento de 24 milhões de toneladas por ano, a partir de 2010. O investimento previsto no projeto é de US$ 11,4 bilhões e deverá ser financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O projeto foi apresentado ontem pelo governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, e pelo diretor da Companhia Vale do Rio Doce, Dalton Nosé, ao presidente do BNDES, Carlos Lessa, em reunião na sede do banco, no Rio. O projeto vai representar um acréscimo de 70% na produção atual do Brasil, que é de 34 milhões de toneladas de aço bruto anuais.
Mercado Externo
As bolsas de valores asiáticas fecharam sem tendência comum algumas praças foram abatidas pelos altos preços do petróleo, enquanto outras subiram sobretudo com motivos locais. Em TÓQUIO, o índice Nikkei caiu 1,13 por cento, para 10.895 pontos, o menor fechamento em cinco semanas. Em HONG KONG, o índice Hang Seng declinou 1,61 por cento, para 13.066 pontos, abatido por resultados pouco positivos de algumas empresas locais. Na MALÁSIA, o índice da bolsa de Kuala Lumpur valorizou-se em 0,28 por cento, aos 855 pontos, com a alta das líderes de mercado, como a Telekom Malaysia, que ganhou 2,7 por cento. Em CINGAPURA, o índice Straits Times caiu 0,76 por cento, para 1.973 pontos. Na INDONÉSIA, o índice da bolsa de Jacarta avançou 0,37 por cento, para 819 pontos, motivado por compras no final da sessão. Em TAIWAN, o índice Taiwan Weighted perdeu 0,76 por cento, aos 5.892 pontos. Na CORÉIA DO SUL, o índice da bolsa local teve variação positiva de 0,29 por cento, aos 832 pontos, com os ganhos dos papéis de tecnologia e apostas dos investidores de que a recente alta do petróleo terá vida curta. "Muitos investidores estão dando de ombros para o aumento dos preços do petróleo, porque sabem que o mercado é muito volátil", disse Kim Joon-hyun, analista do Goodmorning Shinhan Securities. Na TAILÂNDIA, o índice Thailand Set ganhou 0,89 por cento, aos 654 pontos.
As cotações do petróleo continuam próximas dos níveis recordes esta sexta-feira, um sinal da indiferença do mercado em relação à decisão dos Estados Unidos de recorrer a suas reservas estratégicas, uma medida considerada tardia e insuficiente para frear a alta dos preços.