Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Troca do piso

Observatório questiona Prefeitura por pagar duas vezes por piso do Ginásio Moringão

Redação Bonde com assessoria do OGPL
13 dez 2023 às 15:44

Compartilhar notícia

- Vivian Honorato/Arquivo N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL) questionou a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) sobre a licitação para aquisição de um novo piso para o Ginásio de Esportes Moringão.  A troca do piso está prevista para ocorrer pouco tempo após a conclusão de uma longa reforma no espaço, que incluiu a instalação de um piso que apresentou problemas de umidade poucos meses após começar a ser usado. 


Além disso, a FEL alega que a empresa responsável pela venda do piso danificado, XLAM DO BRASIL ESTRUT, ENGENHARIA, IND, REFLOR, BENEF, IMP, EXP E COM MAD LTDA, não apresentou certificações de entidades esportivas atestando que o piso em questão atende às normativas necessárias para realização de eventos, muito embora a exigência estivesse prevista na primeira licitação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


ENTENDA O CASO

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina


No edital do Pregão Eletrônico 204/2023, publicado em 14 de novembro de 2023, a FEL busca a contratação de uma empresa especializada para fornecer e instalar um novo piso esportivo flutuante flexível, fixo em contrapiso, de madeira maciça, assoalho de madeira maciça e manta para proteção de pisos esportivos em PVC flexível para o Ginásio Moringão. 

Publicidade


A FEL justifica a necessidade do novo procedimento licitatório alegando graves deformidades no piso de madeira atualmente em uso, cuja manutenção poderia ocasionar transtornos à municipalidade. Tal piso apresentou defeitos após poucos meses de uso.


Por causa dos problemas apresentados, a FEL pediu anulação do recebimento do piso e devolução do valor investido, na ordem de R$ 1.169.136,40. Solicitou, também, que a empresa faça a retirada do material instalado no ginásio.

Publicidade


A empresa alegou, em resposta, que os danos no piso ocorreram por negligência da FEL e que a garantia abrange apenas defeitos de fabricação. De acordo com a empresa, o piso teria sido molhado durante o processo de lavagem do Ginásio Moringão antes de um show musical. A FEL, por sua vez, assegura que o piso instalado foi protegido durante a lavagem e permaneceu íntegro. 


Após analisar todo o processo, o OGPL fez à FEL alguns questionamentos. A entidade quer saber se o município abriu um procedimento administrativo para saber a razão pela qual o primeiro piso foi recebido sem a chancela das entidades esportivas exigida em edital. Quer saber se a empresa Xlam do Brasil devolveu a quantia de R$ 1,16 milhões paga pela instalação do piso. Outro questionamento é sobre qual foi a destinação do piso defeituoso.


Para o Observatório, é importante apurar a responsabilidade sobre os danos ao piso que resultaram na necessidade de fazer a troca, não só por uma possível ineficiência administrativa, mas também pelos prejuízos à população que será novamente impedida de utilizar o Ginásio Moringão em eventos esportivos, shows e formaturas.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo