Joseph Bernard Agius, conhecido como “Padre Zé”, morreu nesta terça-feira (18), aos 81 anos. Radicado em Rolândia desde 1969, o sacerdote faleceu na sua terra natal, a República de Malta, após ter complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC). Padre Zé foi ao arquipélogo no continente europeu para rever parentes.
Monsenhor José Agius nasceu em 2 de outubro de 1941, na ilha de Gozo, em Malta e tinha quatro irmãos. Ele chegou ao Brasil em 1961. Enquanto padre, dedicou 57 anos ao evangelho de Cristo.
Iniciou o trabalho pastoral em Pitangueiras, em fevereiro de 1966, assumindo como segundo pároco do antigo distrito de Rolândia.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Meta, do Facebook, diz que 'nenhuma democracia' tentou impor regra de redes sugerida no STF
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Chegou à sede do município de Rolândia em 1969 como vigário coadjutor e tornou-se pároco da Igreja Matriz São José em 1972. Ele recebeu o título de cidadão honorário do Paraná, conferido pela Assembleia Legislativa por indicação do deputado estadual Cobra Repórter.
Padre Zé dedicou o sacerdócio no trabalho de projetos da Igreja, na construção de templos, na formação e manutenção das obras sociais e, principalmente, motivando a juventude.
Joseph Bernard Agius deixa um legado de dedicação e grandes feitos aos rolandenses. Ele aconselhou, celebrou centenas de casamentos e batizados e participou ativamente da vida da cidade.
O prefeito do Rolândia, Ailton Maistro, decretou luto oficial e também presta condolências aos familiares, amigos e fieis. Padre Zé celebrou o casamento e batizou os filhos e netos de Maistro.
"Rolândia perde um líder. Alguém que contribuiu com o crescimento, evolução e consolidação do município. Se a cidade tivesse um rosto para identificar e reconhecer, esse seria o do Padre Zé. Certamente, era pessoa mais conhecida da cidade e aquele que mais conhecia rolandenses."
Nesta quarta-feira, 19h30, na Igreja Matriz São José, haverá uma missa na intenção da alma do Monsenhor. O celebrante será o padre Augustin Mukamba Basubi. O funeral será definido pela família.