Neste domingo (29), a partir das 15 horas, a Feira da Seresta, realizada no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio, será diferente. Além de apreciar os artesanatos, desfrutar das barracas de gastronomia e ouvir boa música, a população poderá participar de uma festa julina, e ainda contribuir com o trabalho da Associação de Proteção aos Animais de Maringá (Aparu). A iniciativa de promover a primeira "Julicão", como foi denominada a festa, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo e a Aparu.
De acordo com a gerente municipal de Turismo, Rosângela Danielides, esta será uma oportunidade para ajudar a associação e conscientizar a população que mora no centro sobre cuidados com os animais. "Muitas pessoas reclamam que os moradores de prédios levam os cachorros para as ruas e acabam sujando locais públicos", explica.
A associação recebe denúncias de maus tratos e realiza um trabalho educativo, levando esclarecimento à população. "Quando recebemos informações de animais que estão sendo mau tratados, enviamos uma notificação extra-judicial, com intuito de orientar as pessoas, pois sabemos que muitos não conhecem os direitos dos animais. Se a atitude persistir, encaminhamos o caso para a Promotoria do Meio Ambiente", relata o diretor da Associação, Juvenal Correia.
Leia mais:
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Segundo Rosângela Danielides, a ação tem como objetivo conscientizar a população quanto ao respeito e valorização que todo animal merece.