Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Salário dos professores

35% das prefeituras do PR cumprem Piso Nacional

Redação Bonde
15 mar 2012 às 11:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O cumprimento do reajuste de 22,22% do piso nacional de salários dos professores da rede pública pode inviabilizar a maioria das 399 prefeituras do Estado. É o que revela pesquisa divulgada nesta quarta-feira ( 14) pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação no Paraná (Undime-PR), em Curitiba.

De acordo com o levantamento, feito com uma amostra de 121 cidades, 35% das prefeituras cumprem o valor estabelecido pela Lei 11.738/08 (chamada de Lei do Piso) para 2012, fixados em R$ 1.451,00, retroativos a janeiro. Das cidades que não garantem o piso, 51% já concederam reajuste em 2012 mas, mesmo assim, estão abaixo do valor previsto. No total, incluindo as cidades que estão pagando o piso, 54,5% já concederam reajuste aos professores neste ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda segundo a pesquisa, 27% dos municípios garantem 1/3 de hora-atividade para os professores e somente 1,6% ainda não contam com Plano de Carreira aprovado de acordo com a Lei 11.738/08. O levantamento conclui que o grande volume de gratificações de incentivo à docência (adotados por 57% dos municípios) e a dispersão na formação dos professores (73% já concluíram especialização) são as principais razões que dificultam as prefeituras a cumprirem todos os dispositivos da lei.

Leia mais:

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável

Imagem de destaque
Oportunidade

Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas


A pesquisa foi divulgada pelo presidente da AMP e prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, o Gabão, e pela presidenta da Undime-PR e secretária da Educação de Telêmaco Borba, Cláudia Maria da Cruz.

Publicidade


Mais recursos para Educação


Durante coletiva à imprensa, Gabão e Cláudia reconheceram a necessidade de valorizar o magistério e de cumprir a lei. Porém, declararam sua preocupação com o risco de que o pagamento do piso comprometa as finanças municipais, colocando as prefeituras diante do risco de superar o limite de 54% de despesas com a folha de pagamento previsto pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Publicidade


"O orçamento de um município precisa ter sustentabilidade para ser viável. Mas, com o pagamento do piso, está se criando um ‘apagão’ orçamentário nos municípios que pode inviabilizá-los. Se as coisas não mudarem, os prefeitos que serão eleitos neste ano serão gestores apenas de folha de pagamento", comentou Gabão.


Junto com a presidenta da Undime, o prefeito defendeu ainda a ampliação dos investimentos da União em Educação dos 7% do PIB (Produto Interno Bruto) propostos pelo Executivo no PNE (Plano Nacional de Educação) para no mínimo 10%. "Nós somos obrigados a investir 25% em Educação e muitas cidades chegam a investir 30%. É justo que a União, que fica com quase 60% de todos os impostos que o País arrecada, invista muito mais que isso", afirmou Gabão. "Os 7% são pouco para quem quer ser desenvolvido na Educação", reforçou Cláudia.

O presidente da AMP afirmou ainda que vai propor um diálogo com a APP-Sindicato (Associação dos Professores do Paraná) e com o relator do PNE na Câmara Federal, deputado Angelo Vanhoni (PT), para buscar alternativas ao problema do custeio da Educação nos municípios. "Nós queremos travar um profundo debate sobre o modelo de Educação que queremos, e não o debate raso que está sendo feito. Precisamos criar um novo parâmetro de Educação que seja de alta qualidade e viável para todos, especialmente os municípios", propôs Gabão. (Fonte: Assessoria de Imprensa da AMP)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo